Campo Grande Sábado, 20 de Abril de 2024


Rural Sexta-feira, 24 de Março de 2017, 18:36 - A | A

Sexta-feira, 24 de Março de 2017, 18h:36 - A | A

Expogrande

Iagro define exigências sanitárias para Expogrande

O evento agropecuário reúne animais de diversas procedências, representando um risco à transmissão e disseminação de enfermidades

Myllena de Luca
Capital News

Divulgação/Iagro

Iagro define exigências sanitárias para Expogrande

Animais saudáveis aglomerados não representam risco de disseminar enfermidades

A Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro), definiu as exigências técnicas sanitárias para a 79ª Expogrande. Ao todo são 17 artigos que normatizam a entrada de animais, horários de circulação, conferências de certificado de vacinação.

Iagro também definiu inspeção sanitária entre bovinos e bubalinos, ovinos e caprinos, equídeos, aves domésticas e ratitas, suínos, coelhos e chinchilas, animais aquáticos, além de cães e gatos também fazem parte do regulamento.

O evento agropecuário reúne animais de diversas procedências, representando um risco à transmissão e disseminação de enfermidades, podendo causar prejuízos econômicos.

Com isso, Iagro define normas e executa procedimentos que diminuam riscos, por meio da fiscalização no evento, para que os animais participantes cumpram as exigências sanitárias, de acordo com a sua espécie, finalidade e faixa etária visando manter no recinto, animais saudáveis.

Animais saudáveis aglomerados não representam risco de disseminar enfermidades, quando retornarem à sua origem. Esta é a principal finalidade do trabalho.

De acordo com a assessoria, no caso de bovinos e bubalinos, de acordo com o regulamento do artigo 1º, somente poderão entrar no recinto da exposição animais examinados e liberados pelos médicos veterinários responsáveis técnicos em serviço nos desembarcadouros do portão Elite e do portão Leilão, ficando expressamente proibido o desembarque de animais em outros portões ou diretamente nas baias.

A prova de soro-aglutinação negativa para brucelose (Antígeno Acidificado Tamponado – AAT) efetuada até 60 dias anteriores da data de término da Expogrande para fêmeas acima de 24 meses e para machos com idade superior a oito meses destinados à reprodução.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS