Campo Grande Sexta-feira, 19 de Abril de 2024


Rural Sexta-feira, 01 de Junho de 2018, 09:35 - A | A

Sexta-feira, 01 de Junho de 2018, 09h:35 - A | A

CAR

Inscrição no Cadastro Ambiental Rural é prorrogada

Mato Grosso do Sul tem mais de 82% do território cadastrado

Esthéfanie Vila Maior
Capital News

Aline Lira

Agricultores são notificados para fazer inscrição no Cadastro Ambiental Rural

Em Mato Grosso do Sul, mais de 60,6 mil imóveis estão inscritos no CAR

O prazo para proprietários rurais inscreverem os imóveis no Cadastro Ambiental Rural (CAR) foi prorrogado pelo presidente Michel Temer. O decreto amplia a data até 31 de dezembro de 2018 e já está em vigor.

 

Em Mato Grosso do Sul, mais de 60,6 mil imóveis estão inscritos no CAR. De acordo com dados da Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro), a maioria dos cadastros, cerca de 39,4 mil, são de quatro módulos fiscais ou pequenas propriedades rurais.

 

O secretário da Semagro, Jaime Verruck, conta que a procura por informações sobre o CAR intensificou nos últimos meses. “Chegamos ao fim de maio com mais de 82% de Mato Grosso do Sul cadastrado. Considerando que o Estado tem 37,5 milhões de hectares, a área incluída no CAR até agora chega a 30,8 milhões de hectares”, afirma.

 

As complicações são sérias para quem não cadastrar o imóvel. O acesso a financiamentos bancários só é permitido às propriedades rurais inscritas no CAR. Alguns frigoríficos também só compram gado de fazendas com cadastro ambiental em dia. O Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul) já exige o CAR para aprovar quaisquer processos de licenciamento de supressão vegetal nativa.

 

Os pequenos proprietários têm direito a inscrição gratuita. Para realizar o processo, basta procurar um escritório da Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer) para informações sobre a documentação necessária. A gratuidade atinge propriedades de até quatro módulos fiscais. O tamanho do módulo varia de acordo com o município, vai de 30 hectares no caso de Dourados, até 110 hectares em Corumbá. Os donos de propriedades com área acima de quatro módulos fiscais devem providenciar por conta própria a inscrição no CAR.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS