Quinta-feira, 18 de Abril de 2024


Rural Quarta-feira, 07 de Novembro de 2018, 11:57 - A | A

Quarta-feira, 07 de Novembro de 2018, 11h:57 - A | A

CAPACITAÇÃO

Inscrições abertas para curso básico em Ovinocultura

Capacitação ocorrerá em quatro módulos. Início será na próxima sexta

Flávio Veras
Capital News

Senar/MS

Estado recebe programa de assistência técnica e gerencial para ovinocultura

Capacitação ocorrerá em quatro módulos

Na próxima sexta (09), às 7h30, tem início o primeiro módulo do Curso Básico em Ovinocultura na Uniderp Agrárias, em Campo Grande. Promovida pela Associação Sul-mato-grossense de Criadores de Ovinos (Asmaco), a capacitação ocorrerá em quatro módulos abordando sobre sistemas de produção, manejo nutricional e sanidade e reprodução de ovinos, em dias e locais diferentes. 

 

De acordo com a médica veterinária e secretária da Asmaco, Ana Cristina Andrade Bezerra, o curso é voltado para produtores que estão iniciando a criação de ovinos, técnicos do campo e estudantes que desejam aprender mais sobre o segmento. “A ovinocultura tem muitas particularidades e se a pessoa não tiver o conhecimento básico para começar a chance de ela desistir da atividade é muito grande. Por isso, a ideia dessa capacitação é instruir quem deseja investir no ramo e também aperfeiçoar as técnicas de quem já está produzindo, ajudando a sanar suas dúvidas e respaldando os produtores com informações de especialistas”, explicou. 

 

No primeiro módulo, que terá cinco horas de duração, os participantes aprenderão sobre os cuidados com o animal recém-nascido e os procedimentos de desmame na apresentação da médica veterinária; sistemas de recria e terminação, sistemas de criação extensivo, semi-extensivo e confinado com o pesquisador e doutor Marcos Barbosa Ferreira; e as noções gerais sobre o gerenciamento da ovinocultura, com o médico veterinário Custódio Antônio Carvalho Junior. O zootecnista Diego Guidolin, doutor em Genética e Melhoramento Animal e professor do mestrado de Produção e Gestão Agroindustrial da Uniderp, explicará sobre as raças de ovinos e seus tipos de cruzamento. 

 

Às 14h30, o médico veterinário e coordenador do Centro Tecnológico de Ovinocultura da Fundação Manoel de Barros/Uniderp exibirá as instalações necessárias para a criação e as técnicas de utilização de equipamentos para manejo diário dos animais, como pistola de vacinação, tesoura de casco, alicate de castração, entre outros utensílios, em uma visita técnica na Fazenda Escola Três Barras. “Essa é uma oportunidade para se conhecer como a ovinocultura pode ser lucrativa e quais são os primeiros passos para quem deseja profissionalizar essa atividade”, completa Marcos. 

 

A taxa de inscrição é de R$ 50,00; exceto para estudantes, que pagam R$ 30,00. Associados da Asmaco possuem uma vaga gratuita. Interessados devem se inscrever pelo telefone (67) 99985-2318 ou e-mail [email protected]. As vagas são limitadas. 

 

Serviço:

Curso Básico em Ovinocultura     

Dia: 9 de novembro (primeiro módulo)         

Horário: das 7h30 às 15h40

Local: Uniderp Agrárias - Bloco E3 - sala 1 - Mestrado

Endereço: Rua Alexandre Herculano Borges, 1.400.

Informações: (67) 99985-2318, 99274-9371 e 99951-4016 (whats app)

 

 

Comente esta notícia


Colunistas LEIA MAIS