Quinta-feira, 02 de Maio de 2024


Rural Segunda-feira, 14 de Setembro de 2009, 13:07 - A | A

Segunda-feira, 14 de Setembro de 2009, 13h:07 - A | A

INSS presta esclarecimentos sobre aposentadoria rural

Redação Capital News (www.capitalnews.com.br)

Nas regras da previdência social, os produtores rurais com 65 anos e a mulheres do setor aos 60 podem receber o benefício da aposentadoria. Entretanto, os números do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) revelam outra realidade. No ano passado, de 134 pedidos ruralistas nesta faixa etária, somente 69 foram atendidos. E, neste ano, de janeiro até agosto, 55 benefícios concedidos e 27 processos indeferidos.

Diante destas estatísticas consideradas prejudiciais ao setor, segundo o presidente do Sindicato Rural de Campo Grande (SRCG), José Lemos Monteiro, a entidade fechou parceria com INSS para obter esclarecimentos sobre o assunto. “Estamos buscando informações para atender os nossos associados”, disse.

Hoje (14/09), a partir das 19h30, a técnica previdenciária Edna Gonçalves, atuante há 22 anos na área, vai ministrar palestra aos produtores sobre como garantir a sua aposentadoria rural. O evento acontecerá no auditório da entidade, localizado na Rua Raul Pires Barbosa, 116, Bairro Chácara Cachoeira. O mesmo conteúdo também será apresentado aos produtores, no próximo dia 22, às 15h, na Câmara Municipal de Rochedo, na Avenida Evangelina Vieira, 663.

Até outubro de 1991, segundo a palestrante, a contribuição do produtor rural era anual e passou a ser mensal. De acordo com informações de Edna, na época, a classe ruralista não aprovou a alteração da previdência e alguns deixaram de pagar a taxa para assegurar o recebimento do benefício. “Hoje, eles querem a aposentadoria e não cumpriram suas obrigações. Vamos repassar aos produtores quais são as exigências do instituto e o que eles precisam para obter a aposentadoria”, disse.

A intenção da técnica previdênciária é divulgar as obrigações e os direitos dos assegurados pelo Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS). Trabalho, segundo ela, já desenvolvido pelo Programa de Educação Previdenciária (PEP), da gerência do INSS em Campo Grande. “Não é só a aposentadoria por idade, ele tem direito a outros auxílios que às vezes nem sabe”, comentou.

Serviço: Entrada é fraca, porém as vagas são limitadas. Interessados devem fazer suas inscrições pelo telefone: 3341-2151 ou email [email protected].

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS