Campo Grande Sexta-feira, 19 de Abril de 2024


Rural Quarta-feira, 19 de Dezembro de 2018, 13:08 - A | A

Quarta-feira, 19 de Dezembro de 2018, 13h:08 - A | A

Colheita

Lavouras de soja sofrem com estiagem no Estado

Veranicos estão atingindo as lavouras no período de enchimento dos grãos, segundo Aprosoja/MS

Flavia Andrade
Capital News

Semagro/Cedida

Área plantada de soja aumenta 140 mil hectares e bate recorde no Estado

Lavouras de soja sofrem com estiagem no Estado

Com estiagens há 20 dias em algumas cidades de Mato Grosso do Sul, a Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul ( Aprosoja/MS) está em alerta. O veranico, é um fenômeno meteorológico comum nas regiões meridionais do Brasil, onde a estiagem acompanha um calor intenso de 25° a 35°, com forte insolação e baixa umidade relativa do ar, em plena estação chuvosa ou inverno. 

 

De acordo com relatório da Aprosoja/MS, “A safra da região norte está com desenvolvimento mais adiantado em relação à fronteira, devido ao volume de chuvas no período de semeadura, que estimulou a extensão do plantio”. 

 

Os produtores do sul do Estado devem sofrer mais com o fenômeno, principalmente aqueles que começaram o plantio entre a segunda quinzena de setembro e a primeira semana de outubro, onde as cidades já estão sem chuva há mais de 15 dias. 

 

Segundo o diretor-executivo do Aprosoja/MS, Frederico Azevedo, “Acendemos o sinal amarelo. Existe sim uma preocupação com essa estiagem, por ela atacar justamente no período de enchimento do grão. Mas os registros oficiais de perdas ainda dependem de maior tempo de avaliação, já que referimos a diferentes pontos geográficos, com precipitações distintas”, aponta Azevedo. 

 

A estimativa da entidade para a colheita deste ano é de 10,5 milhões de toneladas, representando 4,66% a mais que o ano passado, onde a colheita registrou 9,59 milhões de toneladas. 

 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS