Quarta-feira, 24 de Abril de 2024


Rural Quinta-feira, 03 de Agosto de 2017, 07:59 - A | A

Quinta-feira, 03 de Agosto de 2017, 07h:59 - A | A

Lançamento

Livro sobre espécies nativas a serem usadas como alimentos e em medicamentos é lançado

Contribuíram para a publicação, de 1.062 páginas, 144 pesquisadores de instituições de pesquisa e de ensino do país, através da Embrapa e MMA

Flavia Andrade
Capital News

Divulgação/Assessoria

Livro sobre espécies nativas a serem usadas como alimentos e em medicamentos é lançado pela Embrapa e MMA

Contribuíram para a publicação, de 1.062 páginas, 144 pesquisadores de instituições de pesquisa e de ensino do país

Pesquisa teve como objetivo identificar opções de espécies nativas da flora como opções para cultivo familiar para ampliar oportunidades de investimento em novos produtos e reduzir a vulnerabilidade do sistema alimentar. Pesquisas feitas durante mais de uma década resultaram em informações sobre 177 espécies nativas do Centro-Oeste com potencial de uso na alimentação, em medicamentos e em cosméticos.

O Centro-Oeste, com 1,606 milhão de km², abriga os estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás, além do Distrito Federal. Na região, há três biomas: o Cerrado, o Pantanal e parte da Floresta Amazônica, o que torna a região muito rica em espécies vegetais.

A maior parte das espécies tratadas no livro têm características que indicam potencial de uso sustentável por produtores locais e pela indústria. Por isso, são tratadas como plantas para o futuro.

Contribuíram para a publicação, de 1.062 páginas, 144 pesquisadores de instituições de pesquisa e de ensino do país. Roberto Vieira, pesquisador da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia e um dos editores, disse ser muito importante que as informações sobre a flora da região cheguem aos pequenos produtores e ao setor produtivo para o seu uso sustentável.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS