Quinta-feira, 25 de Abril de 2024


Rural Quarta-feira, 28 de Fevereiro de 2018, 18:58 - A | A

Quarta-feira, 28 de Fevereiro de 2018, 18h:58 - A | A

ESTATÍSTICAS

Mais de 66,8 mil propriedades rurais foram visitadas pelo Censo Agropecuário do IBGE

Apesar do atraso causado pelas chuvas, levantamento deve ser concluído nas primeiras semanas de março com suporte da Agraer

Esthéfanie Vila Maior
Capital News

Divulgação IBGE

Apesar do atraso causado pelas chuvas, levantamento deve ser concluído nas primeiras semanas de março com suporte da Agraer

A meta era coletar informações em pelo menos 65.127 mil propriedades

As chuvas da última semana causaram estragos em diversos municípios de Mato Grosso do Sul, principalmente na área rural. Apesar do percalços, o Censo Agropecuário 2017 do IBGE segue para fase final. A Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer) tem dado suporte para as visitas em sítios da agricultura familiar.

 

Até o momento, já foram visitadas mais de 66,8 mil propriedades rurais, cerca de 1,7 mil a mais do que foi previsto. A meta era coletar informações em pelo menos 65.127 mil propriedades. O Censo Agro é promovido a cada dez anos. O levantamento é realizado em todo tipo de propriedade rural, tanto sítios quanto fazendas. 

 

Os trabalhos deveriam ter encerrado no fim de fevereiro. Entretanto, devido aos imprevistos causados pela chuva, a previsão é de que sejam concluídos no começo de março. “O período chuvoso começou em meados de novembro e, de lá para cá, algumas regiões tiveram maior incidência, o que dificultaram as visitas até determinadas propriedades. Contudo, acredito que mais uma semana para frente, no mês de março, e tudo será concluído”, explica o superintendente do IBGE em Mato Grosso do Sul, Mário Alexandre de Pinna Frazeto.

 

Todas as informações coletadas pelo País serão direcionadas a sede do IBGE. A previsão é de que os resultados sejam publicados, nacionalmente, entre junho e julho de 2018. “Todos dados coletados serão para o uso da sociedade. A Agraer pode se beneficiar planejando as suas atividades com base no que foi levantado pelo IBGE. Os políticos para suas decisões governamentais, os empresários para futuros investimentos, por exemplo, e até mesmo os fazendeiros e agricultores”, comenta.

 

Agraer

Além de orientar e acompanhar as equipes do IBGE, a Agraer também cede os 79 escritórios nos municípios sul-mato-grossenses para uso de computadores e internet. “A parceria tem sido excelente porque a Agraer conhece todas as partes, as regiões onde vivem os agricultores familiares. Os servidores da Agraer sabem como chegar lá e qual o melhor caminho tomar. Um trabalho que vem dando ótimos resultados”, avaliou o superintendente do IBGE.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS