Campo Grande Terça-feira, 23 de Abril de 2024


Rural Terça-feira, 10 de Abril de 2018, 11:03 - A | A

Terça-feira, 10 de Abril de 2018, 11h:03 - A | A

MAIOR PRODUÇÃO

Mato Grosso do Sul colhe safra recorde de soja

Anúncio de 9,558 milhões de toneladas de grão colhidos foi feito pelo governador Reinaldo Azambuja nesta terça-feira

Esthéfanie Vila Maior
Capital News

Aprosoja/MS

Previsão de colheita da soja aumenta para 9 milhões de toneladas

A produção cresceu 12%, passando de 8,532 milhões de toneladas para os atuais 9,558 milhões de toneladas

Mato Grosso do Sul registrou recorde de maior produção de soja na safra 2017/2018. São 9,558 milhões de toneladas de grão colhidos, com produtividade de 59,2 sacas por hectare. O anúncio foi feito pelo governador Reinaldo Azambuja, no Gabinete Itinerante da Expogrande, nesta terça-feira (10).

 

Os números apresentados mostram ainda que MS plantou 2,700 milhões de hectares na atual safra, com aumento de 6,51% da área. Além disso, a produção cresceu 12%, passando de 8,532 milhões de toneladas para os atuais 9,558 milhões de toneladas. Já a produtividade subiu 5,53%.

 

“Com grande satisfação anunciamos hoje que atingimos um recorde na produção estadual de soja, resultado de um trabalho conjunto com a Famasul, Aprosoja e os centros de pesquisa e tecnologia”, disse o governador.

 

O presidente da Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul (Aprosoja-MS), Juliano Schmaedecke, destacou a importância da capacitação dos agricultores. “O produtor tem se capacitado, usado a tecnologia a seu favor para crescer e expandir seus negócios. O resultado está sendo visto por nós, mesmo em um ano com intempéries climáticas”.

 

Para o secretário de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro), Jaime Verruck, pontos importantes têm contribuído para os números atuais. Entre eles, os recursos do Fundo para o Desenvolvimento das Culturas de Milho e Soja (Fundems); a linha de crédito do Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste (FCO), que tem financiado projetos de produtores locais; o Soja Plus, programa gratuito para aumentar a produtividade com qualidade da soja; e o Sistema de Informação Geográfica do Agronegócio (Siga MS), que monitora a safra estadual.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS