Campo Grande Sábado, 04 de Maio de 2024


Rural Quarta-feira, 13 de Maio de 2009, 18:55 - A | A

Quarta-feira, 13 de Maio de 2009, 18h:55 - A | A

Mato Grosso do Sul pode ser a nova fronteira do leite no País

Redação Capital News (www.capitalnews.com.br)

Com território, clima e logística, Mato Grosso do Sul pode tornar-se a nova fronteira da pecuária leiteira brasileira. A declaração foi dada pelo Assessor Especial para Assuntos de Defesa Sanitária Animal do Ministério da Agricultura (Mapa), Newton Pohl Ribas, durante visita a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agrário, da Produção, da Indústria, do Comércio e do Turismo (Seprotur).

Newton Pohl Ribas visitou o Estado na semana passada a convite da secretária da Seprotur, Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias, para ministrar uma palestra sobre o desenvolvimento do setor no País e apresentar novos projetos. Ele destacou o potencial da pecuária sul-mato-grossense e o empenho do governo estadual em fomentá-la. 

“O Estado pode ser a nova fronteira para a atividade. Tem tudo para isso, e a tecnologia está aí, disponível nos centros de pesquisa do setor”, elogiou, salientando que para isso, o caminho é o investimento em gestão. 

“O caminho é a profissionalização, afinal, o produtor precisa pensar que o mercado consumidor está mais exigente, e para assegurar este novo mercado, temos que pensar em qualidade”.

O assessor ministerial também apresentou os detalhes do programa paranaense “Leite das Crianças”, proposta em execução desde 2003, que por meio da compra de leite pasteurizado da indústria, distribuição em escolas da rede estadual, estudos e analise de qualidade do produto, combate a deficiência nutricional, promove o desenvolvimento da agroindústria láctea, com ênfase na agricultura familiar. 

“O programa conta com 13 mil produtores, 69 laticínios regionais e já atendeu desde sua criação a 167 mil crianças carentes de 6 a 36 meses de idade com um litro de leite por dia”, revelou Ribas, lembrando do importante aporte financeiro dado pelo estado do Paraná ao projeto (0,5% do ICMS). 

Pecuária Leiteira em MS 

Em 2008, foram processados aproximadamente 320 milhões de litros de leite nas indústrias com SIF e SIE no Estado, segundo informações da Superintendência Federal da Agricultura no Estado e a Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (SFA/MS e IAGRO). 

Entre as indústrias com SIF estão: 8 usinas de beneficiamento, 15 fábricas de laticínios e 6 postos de refrigeração de leite – as mesmas possuem capacidade instala de 1.129.000 l/dia. Destas, somente 27 estão em atividade. Já com SIE são: 11 usinas de beneficiamento, 27 fábricas de laticínios e 25 usinas de beneficiamento/fábricas de laticínios – a capacidade instalada é de 335.480 l/dia. Ato todo são 63 indústrias oficialmente registradas. 

O Estado está dividido em oito regiões de produção, sendo as seguintes bacias: Aquidauana, Bolsão, Campo Grande, Centro-Norte, Conesul, Dourados, Glória de Dourados e Nova Andradina. Atualmente 2.730 produtores e tanques estão cadastrados no sistema do MAPA, conforme exigência da IN 51. (Com informações da Seprotur)

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS