Campo Grande Sexta-feira, 19 de Abril de 2024


Rural Segunda-feira, 16 de Abril de 2018, 15:50 - A | A

Segunda-feira, 16 de Abril de 2018, 15h:50 - A | A

APICULTURA

Mato Grosso do Sul tem maior produção de mel por colmeia

Anualmente são produzidos mais de 1 milhão de quilos de mel em MS

Esthéfanie Vila Maior
Capital News

João Carlos Castros

Mato Grosso do Sul tem maior produção de mel por colmeia

Em MS, cada abelheiro produz 52 quilos por ano, enquanto a média nacional é de 18 quilos

Mato Grosso do Sul tem a maior produção de mel por colmeia do Brasil. Em MS, cada abelheiro produz 52 quilos por ano, enquanto a média nacional é de 18 quilos. Os dados são da Federação de Apicultura e Meliponicultura para um estudo realizado pela Federação da Agricultura e Pecuária de MS (Famasul).

 

Para a analista técnica da Famasul, Fernanda Oliveira, as características regionais potencializam a produção no Estado. “Temos ambiente e espaço adequados – áreas de matas e cerrado, clima ideal e diferentes tipos de florada”, explica.

 

De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em cinco anos a produção cresceu 21,6%. A geração de 835 mil quilos de mel por ano aumentou para mais de 1 milhão.

 

São quase 30 mil apiários espalhados por Mato Grosso do Sul. Três Lagoas, Jardim e Chapadão do Sul são os municípios que mais produzem o alimento. Segundo levantamento da Famasul, 80% do mel produzido em MS é vendido para outros estados, onde é processado. Uma parte retorna embalado e a outra segue para exportação.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS