Sexta-feira, 26 de Abril de 2024


Rural Quarta-feira, 01 de Julho de 2015, 16:32 - A | A

Quarta-feira, 01 de Julho de 2015, 16h:32 - A | A

Crise e demissão

Minerva fecha fábrica em Batayporã para reduzir custos

Em nota, o frigorífico comunica que fechamento e demissões fazem parte do ‘plano de readequação’ de suas operações no país

Alberto Gonçalves
Capital News

Nova News

Minerva fecha em batayporã para diminuir custos

 

Após a divulgação da abertura do mercado norte-americano para exportação de carne in natura do Brasil, a Minerva Foods comunicou o fim das atividades em sua fábrica de Batayporã, em Mato Grosso do Sul, com o consequente desligamento de funcionários. Em nota, a companhia afirma que a paralisação integra o "plano de readequação" de suas operações no país.

De acordo com o comunicado da empresa, o objetivo é "obter melhorias de eficiência em rendimento, economia de custos por meio da otimização de capacidade instalada e incremento de rentabilidade por reequilíbrio geográfico" de suas unidades de processamento de carne bovina. A empresa não informou o número de trabalhadores demitidos.

O frigorífico também afirma que a decisão não afeta contratos firmados com clientes internos ou externos, já que as demandas serão cumpridas por outras fábricas da Minerva. A empresa informa, ainda, que a suspensão das atividades não retira o foco na estratégia de diversificação geográfica no País e na América do Sul. Além do Brasil, a Minerva tem operações na Colômbia, Paraguai e Uruguai.

Segundo a Agência Estado, em abril, contrariando o Ministério Público do Trabalho (MPT), a Minerva demitiu pelo menos 320 funcionários da planta em Mirassol d'Oeste (MT). Na ocasião, justificou os desligamentos como parte do processo de integração da unidade, recém-adquirida da BRF, em busca de eficiência operacional, bem como condições de mercado.

A escassez de bois para a indústria em 2015, resultado do abate de matrizes nos últimos anos, tem provocado impacto nos preços da arroba e levado companhias a limitar suas operações para manter sua rentabilidade. Em junho, a Associação Brasileira de Frigoríficos (Abrafrigo) estima que ao menos 26 frigoríficos tenham fechado as portas ou concedido férias coletivas este ano.

Confira a nota:

COMUNICADO PARA IMPRENSA

Minerva Foods anuncia encerramento da operação em Batayporã

 

A Minerva Foods comunica o fechamento da planta de Batayporã (MS) e o desligamento dos funcionários da unidade. A decisão de encerrar a operação na cidade foi inevitável à medida que representa uma readequação das operações da companhia no Brasil como forma de obter melhorias de eficiência em rendimento, economia de custos por aumento da otimização da capacidade instalada e incremento de rentabilidade por reequilíbrio geográfico de suas operações.

A empresa ressalta que estão garantidos todos os direitos trabalhistas dos funcionários da planta que forem desligados e que não deixará nenhuma pendência financeira com os colaboradores, com o Estado de Mato Grosso do Sul e com a cidade de Batayporã. Aos seus clientes dos mercados interno e externo, a empresa reitera que o encerramento desta operação não acarretará nenhum impacto, pois, neste processo de ajuste operacional, as demandas serão absorvidas por outras unidades.

A empresa também aproveita para agradecer todo o apoio que recebeu da cidade de Batayporã e do Estado de Mato Grosso do Sul no período em que manteve a operação na região.  

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS