Campo Grande Quinta-feira, 18 de Abril de 2024


Rural Sexta-feira, 17 de Fevereiro de 2017, 10:19 - A | A

Sexta-feira, 17 de Fevereiro de 2017, 10h:19 - A | A

Ministério altera qualidade do zoneamento agrícola para a Safra 2017/2018

Mudanças facilitam a inclusão de informações por parte de qualquer envolvido no setor

Flavia Andrade
Capital News

Aprosoja

Em apenas 15 dias 5,4% da área de soja é semeada em MS

Para auxiliar a gestão de risco alterações foram feitas para inclusão de informações por parte de qualquer envolvido no setor

As produções de soja, milho e cana-de-açúcar da safra 2017/2018 terão portarias publicadas no Diário Oficial da União em meados de junho, que passarão a funcionar com novo formato, os períodos de semeadura serão indicados conforme o nível de risco (20%, 30% e 40%). É a primeira vez em 20 anos que os resultados são apresentados para todas as culturas em níveis de risco climático mais detalhados, acatando sugestão do TCU (Tribunal de Contas da União) .

 

A novidade permite que todos os envolvidos no setor, sejam produtores, agentes financeiros, seguradores e o próprio governo, incluam as recomendações de plantio de forma mais confiáve. Além do percentual de 20%, o menor nível de risco apurado, foram acrescentados pela Secretaria de Política Agrícola do Mapa os níveis de maior risco para o resultado da produção, de 30% e de 40%. Em dezembro do ano passado, essa experiência foi iniciada nos estados do Acre, do Maranhão, do Pará, do Piauí e do Tocantins para a cultura do Milho 2ª safra (Safrinha).

 

O Zoneamento Agrícola de Risco Climático é um instrumento para auxiliar a gestão de riscos na agricultura. O objetivo é minimizar os riscos relacionados aos fenômenos climáticos adversos, possibilitando ao produtor identificar o melhor período de semeadura das lavouras, nos diferentes tipos de solo e ciclos de cultivares.

 

Comente esta notícia


Colunistas LEIA MAIS