Campo Grande Sexta-feira, 03 de Maio de 2024


Rural Sábado, 11 de Julho de 2009, 10:21 - A | A

Sábado, 11 de Julho de 2009, 10h:21 - A | A

Ministério da Agricultura pode conferir selo de qualidade para bezerro de Camapuã

Redação Capital News (www.capitalnews.com.br)

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) estuda instituir uma espécie de selo de qualidade para o bezerro originário da região de Camapuã. Trata-se de reconhecer a qualidade do produto através de uma Identificação Geográfica (IG), como já ocorre no Brasil, por exemplo, com o vinho procedente do Vale dos Vinhedos (RS),
primeiro produto com IG do País. Depois de todo o procedimento para instituição da IG para o bezerro, o produto vai receber um selo de identificação da origem geográfica.

Se depender da vontade do presidente da Associação dos Criadores de Camapuã (Acricam), o pecuarista Airan Rodrigues, a região deverá contar com o reconhecimento já em 2010, antes dos tradicionais leilões realizados no município quando os bezerros são comercializados.

Na noite dessa sexta-feira (10) dois técnicos do Serviço de Política e Desenvolvimento Agrário da Superintendência Federal da Agricultura em Mato Grosso do Sul SEPDAG/SFA), o chefe do setor Celso Ramos e Márcio Menegazzo, estiveram na sede da Acricam para orientar os produtores rurais do município sobre os procedimentos para instituição da IG e para discutir as vantagens da identificação geográfica.

Marcio Fernandes é o autor da lei estadual (n° 3.487/08) que conferiu ao município formalmente o título de Capital do Bezerro de Qualidade. Segundo o chefe do SEPDAG, Celso Ramos, a lei poderá servir de documento comprobatório da notoriedade do produto na segunda fase de instituição da IG, quando é necessário o levantamento histórico e
cultural sobre o início da tradição do produto, neste caso, o bezerro.

O pecuarista Pedro Geraldo da Costa, da fazenda Capão Alto, concorda com a importância da lei n° 3.487/08 e afirma que é possível a instituição da IG, o que deve provocar, segundo ele, uma carne ainda de melhor qualidade, com garantia de aumento na venda e no valor do produto.

Para o representante comercial da empresa de suplemento mineral Connan, Robson Félix Magri, a IG vai fomentar melhora nos negócios porque ela implica um tratamento diferenciado para o bezerro. Para Robson, a lei estadual do Bezerro de Qualidade favorece o reconhecimento porque “fica registrado”. Ele acredita que a lei impede litígios jurídicos no futuro com outras regiões. A Connan tem sede em Boituva (SP) e é marca surgida depois da aquisição da Manah pela Bunge Fertilizantes. ( Com informações da assessoria)

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS