Campo Grande Quinta-feira, 25 de Abril de 2024


Rural Segunda-feira, 05 de Agosto de 2019, 18:34 - A | A

Segunda-feira, 05 de Agosto de 2019, 18h:34 - A | A

Agrotóxicos

Ministra afirma que uso de agrotóxicos só muda “celeridade” do produto

O Brasil está muito atrasado em relação a outros países

Laryssa Maier
Especial para o Capital News

 

José Cruz/Agência Brasil

Ministra afirma que uso de agrotóxicos só muda “celeridade” do produto

A ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina

A ministra da Agricultura Tereza Cristina, afirmou que a liberação de agrotóxicos não coloca em risco a saúde dos consumidores nem o meio ambiente. ‘Não mudou nada, o que mudou, somente, foi a celeridade. Foi colocado mais gente no Ministério da Agricultura, pesquisadores da Embrapa que vieram ajudar essa fila [de pedidos de registro]. Foi colocado mais gente no Ministério de Meio Ambiente, também a fila anda. E a Anvisa [Agência Nacional de Vigilância Sanitária] resolveu pegar esse assunto em que o Brasil está muito atrasado em relação a outros países”, segundo a ministra, nesta segunda-feira(05), a liberação de registro para que novos produtos sejam usados no país foi acelerada, mas as exigências continuam as mesmas.

 

Os pesticidas e herbicidas usados no Brasil também são, de acordo com Tereza, usados em outras partes do mundo.“Quase todos os países do mundo já usam esses produtos. E quando não usam é porque não precisam”, apontou a ministra. 

 

Segundo Cristina as pessoas interpretam mal este assunto “É inadmissível que o agronegócio brasileiro tenha tido nessa última semana um bombardeio pela mídia nacional, querendo colocar desinformação aos brasileiros, falando sobre o alimento inseguro, o que não é verdade”.De acordo com a Agência Brasil, estão previstas alterações nos rótulos e nas bulas dos agrotóxicos, definindo regras para a disposição de informações, palavras e imagens de alerta. No dia 31 de Julho, foi publicado no Diário Oficial da União o marco regulatório para agrotóxicos. Detalhado por meio de três resoluções e uma instrução normativa, o marco atualiza e dá maior clareza aos critérios adotados para avaliação e classificação toxicológica desse tipo de produto.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS