Campo Grande Domingo, 19 de Maio de 2024



Rural Quinta-feira, 20 de Agosto de 2009, 10:40 - A | A

Quinta-feira, 20 de Agosto de 2009, 10h:40 - A | A

Moka considera despropositada proposta do governo

Redação Capital News (www.capitalnews.com.br)

O deputado federal Waldemir Moka (PMDB-MS) considera “inoportuna e despropositada” a decisão do governo federal de alterar os índices de produtividade, fixados em 1980 com base no Censo Agropecuário de 1975. 

Moka subiu à tribuna da Câmara dos Deputados na manhã desta quinta-feira (20) para contestar a proposta e avisou que o PMDB não irá aceitar as mudanças sugeridas. “Tenho a palavra do líder do meu partido de que o PMDB combaterá essa medida no Congresso”, afirmou. 

O deputado diz que a proposta chega em momento impróprio em razão da conjuntura econômica atual, prejudicada pela crise mundial, pela disparidade cambial e pela queda no preço dos produtos agrícolas. “É inconcebível mexer nos índices de produtividade quando o homem do campo precisa ter tranquilidade para continuar produzindo”, avaliou. 

Pela proposta, os novos índices de produtividade valerão a partir do próximo ano e serão fixados com base nos dados da Produção Agrícola Municipal (PAM) por microrregião geográfica, a partir da média de produtividade entre 1996 e 2007.

As propriedades que não atingirem o índice mínimo determinado correm o risco de serem desapropriadas pelo governo. “É absurdo você tirar a terra de quem está tentando produzir com as dificuldades já conhecidas de todos. E agora o produtor será obrigado a aumentar sua produção quando não tem crédito nem para manter a atual”, diz Moka.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS