Campo Grande Sexta-feira, 19 de Abril de 2024


Rural Sexta-feira, 21 de Julho de 2017, 11:09 - A | A

Sexta-feira, 21 de Julho de 2017, 11h:09 - A | A

Milho

MS é um dos quatro estados com Leilões que comercializam milho

Conab busca apoio a venda e escoamento de 480 mil toneladas

Flavia Andrade
Capital News

Divulgação/Assessoria

Embrapa apresenta manejo e bem-estar animal em estande da Showtec 2017

Conab busca apoio a venda e escoamento de 480 mil toneladas

Os leilões tiveram início em abril, com o objetivo de assegurar preço mínimo ao produtor e incentivar o escoamento do excedente de produção para os grandes centros consumidores, por meio de dois leilões públicos, o órgão responsável por autorizar estas operações é o Conselho Interministerial de Estoques Públicos (Ciep). A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) negociou, nesta quinta-feira (20), apoio à venda e escoamento de 480 mil toneladas de milho dos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Distrito Federal.

A primeira operação ofertou Prêmio para o Escoamento (PEP) de 120 mil toneladas do produto de MT, 30 mil de MS e 30 mil de GO e DF, com comercialização de 100%. O segundo leilão ofereceu Prêmio Equalizador Pago ao Produtor Rural (Pepro) 316 mil toneladas de milho de MT, 30 mil de MS e 30 mil de Goiás e DF.  Foi arrematado prêmio para 360 mil t, equivalentes a 95,74% do total.

O PEP é um prêmio destinado à indústria, que se compromete a adquirir e transportar o produto conforme as especificações do edital. O grão deve ser comprado diretamente do produtor rural ou de sua cooperativa. Já o Pepro é concedido ao produtor rural ou cooperativa, para  complementar  o  valor  recebido  pela  venda  do produto  para  que ele atinja o valor do preço mínimo,  desde  que  seja  escoado  de  acordo com   as   condições   do  edital.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS