Campo Grande Quinta-feira, 25 de Abril de 2024


Rural Segunda-feira, 05 de Dezembro de 2016, 15:56 - A | A

Segunda-feira, 05 de Dezembro de 2016, 15h:56 - A | A

Crescimento

Nos próximos dez anos, o crescimento do agronegócio brasileiro será maior do que no resto do mundo

A projeção para o setor é de 49% de aumento com crescimento anual de 4,6%

Flavia Andrade
Capital News

milho

agronegocios

O desempenho do agronegócio brasileiro no período de 2016 a 2026

O desempenho do agronegócio brasileiro no período de 2016 a 2026 será melhor do que a média mundial para produtos como soja, milho, açúcar e carnes (bovina, suína e frango), aumentando a participação do País no mercado global. Apesar disso, não repetirá para os próximos dez anos a robusta taxa de crescimento apresentada na última década em relação à produção e às exportações das principais culturas.

De acordo com o Outlook Fiesp em 2026, a participação de mercado do Brasil nas exportações mundiais de soja, por exemplo, chegará a 49% em 2026, com crescimento anual de 4,6%, acima dos 2,7%, em média, dos demais produtores.

O levantamento é elaborado pelo Departamento de Agronegócio (Deagro) da Fiesp, que reúne diagnósticos e projeções do setor para a próxima década, em termos de produção, produtividade, consumo doméstico e exportações. Segundo a conclusão do “Outlook Fiesp 2026 – Projeções para o Agronegócio Brasileiro”.

Paulo Skaf, presidente da Fiesp e do Ciesp, ressalta que “há muitos e grandes desafios de curto prazo, especialmente da situação econômica do País, que afetam diretamente o desempenho do agronegócio, mas também há muitas oportunidades”. Skaf lembra que atualmente, 60% das exportações do setor passam por algum tipo de industrialização. “Precisamos abrir novos mercados, como o asiático, para aumentar essa proporção. Se o governo fizer o que precisa ser feito em termos de política comercial, alcançaremos números ainda mais significativos.”

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS