Campo Grande Quarta-feira, 24 de Abril de 2024


Rural Quinta-feira, 23 de Março de 2017, 11:33 - A | A

Quinta-feira, 23 de Março de 2017, 11h:33 - A | A

Dia de Campo

Parceria mostra o Controle de pragas e doenças das pastagens

Embrapa Informação Tecnológica produz " Controle de pragas e doenças das pastagens" em parceria com Embrapa Gado de Corte e unidades da Embrapa, vinculada ao MAPA

Flavia Andrade
Capital News

Divulgação/Embrapa

Mapa publica em Diário Oficial da União estado de emergência Fitossanitária no Estado

Praga Helicoverpa teve primeira manifestação registrada em quatro municípios no ano de 2013

O Dia de Campo na TV vai apresentar recomendações para evitar problemas com ataque de insetos e doenças que prejudicam o desenvolvimento das pastagens e da produção animal. O Brasil conta hoje com cerca de 100 milhões de hectares de pastagens cultivadas, compostas, principalmente, pelo gênero Braquiária.

 

Na bovinocultura de corte brasileira as pastagens constituem a principal fonte de alimento do rebanho. Uma das causas da propagação de pragas em áreas de pasto cultivado é que este substituiu o sistema natural. E com a alteração do ecossistema onde havia insetos que se alimentavam de plantas e de seus inimigos naturais, surgiu novas condições para as pragas avançarem. Os pesquisadores sugerem manejo integrado com o uso de cultivares resistentes, diversificação de pasto, manejo adequado, controle químico e biológico.

 

A falta de diversificar as áreas praticando o monocultivo abre portas para uma série de problemas entre eles o ataque de pragas e doenças. Um pasto atacado e contaminado compromete a produção de carne e de leite e para evitar prejuízos o produtor deve ficar atento aos primeiros passos – a começar pela escolha da área, o que plantar nela, escolher certo a forrageira e adquirir sementes de boa qualidade.

 

O programa vai mostrar as principais pragas e doenças que afetam as pastagens, falar das forrageiras mais resistentes e como um pasto bem manejado pode evitar prejuízos na produção.

 

O Dia de Campo na TV " Controle de pragas e doenças das pastagens" foi produzido pela Embrapa Informação Tecnológica (Brasília/DF) em parceria com a Embrapa Gado de Corte (Campo Grande/MS), unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

 

Além do tema principal o programa vai apresentar outros assuntos nos quadros – Agência Embrapa de Notícias; Minuto do Livro “O agronegócio da banana”; Repórter em Campo fala da cultivar de amora preta BRS Xingu; Na Mesa apresenta o sorgo como cereal importante para a alimentação humana.

 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS