Campo Grande Sexta-feira, 19 de Abril de 2024


Rural Segunda-feira, 24 de Setembro de 2018, 10:54 - A | A

Segunda-feira, 24 de Setembro de 2018, 10h:54 - A | A

INCENTIVO

Pesquisa da Uems pretende estimular produção da erva-mate no estado

Pesquisadores apontam que apenas 15% da indústria do tereré é atendida pela produção local

Flávio Veras
Capital News

Uems/Cedida

Estudo da Uems pretende estimular produção da erva-mate no estado

 Mato Grosso do Sul produz em média 1,4 mil toneladas de erva-mate

Uma pesquisa da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (Uems) - unidade de Ponta Porã - pretende fomentar e expandir a produção de erva-mate no estado. O estudo é conduzido pelo Prof. Do curso de Administração e do mestrado em desenvolvimento regional e sistemas produtivos, Moises Centenaro e pela aluna mestranda, Alessandra de Freitas Fontanive. 

 

O trabalho foi denominado como Programa de Mestrado em Desenvolvimento Regional e Sistemas produtivos da Uems de Ponta Porã. De acordo com o Centenaro, o último levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontou que o MS produz em média 1,4 mil toneladas da erva. 

 

Já no Brasil a produção chega a 619 mil toneladas e o maior produtor é o Rio Grande do Sul, com 302 mil toneladas anuais. Ou seja, o estado representa apenas 0,23% da produção nacional. 

 

Os municípios de MS com maior produção São: Aral Moreira - 600 Ton; Ponta Porã - 420 Ton; Amambai - 240 ton; Tacuru - 50 ton; e Antônio João - 50 ton. “No entanto, a indústria sofre com a pouca produção no estado, pois 84,25% da erva-mate que vai para a industrialização são provenientes de outros estados”, ressaltou o professor.

 

E complementou dizendo que, “através dos dados coletados pode-se identificar que a matéria prima disponível no estado daria para suprir a demanda de apenas uma indústria”.

Uems/Cedida

Estudo da Uems pretende estimular produção da erva-mate no estado

Se existirem políticas sociais os pequenos produtor terão condições de produzir suas próprias mudas 

Outra ponto relatado pelo pesquisador é que o Programa da Uems tem como foco a agricultura familiar. “Para estimular os produtores já existentes em aumentar suas áreas plantadas, bem como outros aderirem a cultura, é necessário políticas públicas. Nosso projeto ensina o agricultor a fazer o manejo desde a plantação até a poda correta. Porém, se existirem políticas sociais, os pequenos produtores terão condições de produzir suas próprias mudas”, finalizou.

Uems/Cedida

Estudo da Uems pretende estimular produção da erva-mate no estado

 

 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS