Quinta-feira, 18 de Abril de 2024


Rural Sexta-feira, 01 de Fevereiro de 2019, 18:31 - A | A

Sexta-feira, 01 de Fevereiro de 2019, 18h:31 - A | A

ESTIAGEM

Por conta da seca, MS reduz previsão para safra de soja

Estimativa é cerca de 10% menor que a prevista anteriormente

Caroline Carvalho
Capital News

Aprosoja/MS

Previsão de colheita da soja aumenta para 9 milhões de toneladas

Estiagem deve comprometer a produção de soja no estado

A colheita de soja em Mato Grosso do Sul deve render 8,9 milhões de toneladas, cerca de 10% a menos do que o esperado no início do plantio, e 6,6% aquém do registrado na última safra. De acordo com a Aprosoja (Associação dos Produtores de Soja), expectativa era produção de 10 milhões de toneladas da oleaginosa. 

 

O corte ocorre após as lavouras terem sido afetadas pelo tempo quente e seco desde dezembro. De acordo com o presidente da entidade, Juliano Schmaedecke, as regiões Sul e Centro do estado enfrentaram, em média, de 10 a 25 dias sem chuvas, mas há registros de propriedades sem precipitação por 45 dias. 

 

O presidente do Sistema Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de MS), Mauricio Saito, também falou sobre os cenários extremos da temporada: “Podemos dizer que o clima foi fator relevante para o desenvolvimento da cultura no estado, com relatos de produtividade inferior a 25 sacas por hectare”, afirmou. 

 

“A situação exige que o agricultor aplique suas habilidades em planejamento para conduzir a atividade mesmo diante dos possíveis impactos”, completa. 

 

Comercialização

Segundo a Federação, aproximadamente 40% da safra foi negociada antecipadamente. Em janeiro de 2018, o preço registrado para a saca de soja era de R$ 62,94, para o mesmo período deste ano, o valor é de R$ 66,06, acréscimo de quase 5%.

 

Comente esta notícia


Colunistas LEIA MAIS