Sábado, 27 de Abril de 2024


Rural Quarta-feira, 26 de Agosto de 2015, 09:12 - A | A

Quarta-feira, 26 de Agosto de 2015, 09h:12 - A | A

EM BRASÍLIA

Presidente da Famasul se reúne com ministro da Justiça para falar sobre invasões indígenas em MS

Mauricio Saito relatará a realidade vivida pelos produtores rurais do Estado

Melissa Schmidt
Capital News

Com o objetivo de encontrar uma solução para os conflitos fundiários envolvendo produtores rurais e indígenas em Mato Grosso do Sul, o presidente do Sistema Famasul - Federação da Agricultura e Pecuária de MS, Mauricio Saito,  participará nesta quarta-feira (26), de uma audiência pública com o ministro da Justiça, José Eduardo Cardoso, em Brasília, a partir das 11h.
 
Durante a audiência, proposta pelo deputado João Grandão, Mauricio Saito relatará a realidade vivida pelos produtores rurais do Estado, com ênfase nos últimos acontecimentos, considerando as invasões ocorridas em Aquidauana, Douradina e, mais recentemente, em Antônio João. De acordo com os dados da Famasul, Mato Grosso do Sul possui atualmente 94 propriedades rurais invadidas por indígenas.
 
Em julho deste ano, o ministro José Eduardo Cardoso esteve reunido com produtores rurais e lideranças do setor em uma audiência onde foram definidas algumas ações, entre elas a realização de reuniões emergenciais com o presidente do STF - Supremo Tribunal Federal, Ricardo Lewandowski, e o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, para discutir os processos de reintegração de posse. Também foi definida a visita do presidente da Funai, João Pedro Gonçalves, ao Estado para dialogar com as etnias envolvidas no conflito.
 
O objetivo principal era suspender as invasões de forma negociada, permitindo que os proprietários possam colher a produção e retirar insumos. A medida não se concretizou positivamente e, da reunião até o momento, o número de invasões no Estado aumentou, saindo de 88 para 94 propriedades.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS