Campo Grande Quarta-feira, 24 de Abril de 2024


Rural Segunda-feira, 10 de Setembro de 2018, 13:35 - A | A

Segunda-feira, 10 de Setembro de 2018, 13h:35 - A | A

AUMENTO

Produção da carne de frango cresce 67,4% em 10 anos, diz Avimasul

De acordo com o órgão, uma lei aprovada para beneficiar os produtores foi fundamental para este crescimento do setor

Flávio Veras
Capital News

Famasul

Produção sul-mato-grossense de carne suína e de frango subiu

Estado exportou 173,4 mil toneladas de carne de frango 

A produção da carne de frango em Mato Grosso do Sul aumentou 67,5% nos últimos 10 anos, de acordo com dados divulgados pela Avimasul (Associação dos Avicultores de Mato Grosso do Sul). Em 2007 a produção foi de 270,9 mil toneladas, já em 2017, foi de 453,5 mil toneladas. Hoje  o estado ocupa  8ª posição no ranking brasileiro de abates de frango. 

 

A Avimasul divulgou ainda que, o rebanho de aves cresceu 44,5%, chegando a 35 milhões de animais em 10 anos. O abate cresceu 36,3%, totalizando 171, 5 milhões de aves. 

 

Para o presidente da Avimasul, Adroaldo Hoffmann, esse resultado se deve a criação da  Lei nº 13.288, de 2016, que ampliou o auxílio aos produtores em Mato Grosso do Sul. “A cadeia produtiva depende de empresas consideradas ‘mães’, como a JBS, por exemplo. No entanto, não havia mecanismos que tutelassem esse sistema, o que deixava o setor vulnerável a investimentos”, explicou. 

 

Hoffmann complementou dizendo que “hoje quem manda na atividade é a indústria e, por esse motivo, ela deve fornecer materiais e subsídios. Por isso, desde então, realizamos fóruns para debater o setor e exigir que as elas cumpram o seu papel, para que nosso ramo de atividade se desenvolva ainda mais”. 

 

Outro destaque apontado pelo presidente da Avimasul, são as exportações. De acordo com ele a venda de frango in natura em 2017 para o exterior totalizou 173,4 mil toneladas, o que gerou uma receita de US$ 321,9 milhões. “Isso é muito importante e mostra que o trabalho está sendo bem feito, pois hoje temos mais de mil barracões internacionais na exportação da carne. Portanto, isso demonstra que nossas práticas de manejo está entre as melhores do país, pois procuramos manter as aves no maior controle sanitário possível”, finalizou.

 

Comente esta notícia


Colunistas LEIA MAIS