Sexta-feira, 26 de Abril de 2024


Rural Segunda-feira, 23 de Janeiro de 2017, 15:56 - A | A

Segunda-feira, 23 de Janeiro de 2017, 15h:56 - A | A

Soja

Produção Transgênica se torna rentável ao agricultor

A consciência sobre a importância do manejo traz ao produtor maior aproveitamento da produção

Flavia Andrade
Capital News

Deurico Ramos/Capital News

Manejo fitossanitário na lavoura de soja é destaque pela BASF durante Showtec 2017

A consciência sobre a importância do manejo traz ao produtor maior aproveitamento da produção

Com o início dos eventos voltados a área rural, produtores têm a oportunidade de se conscientizarem sobre a necessidade e a importância do manejo para maior aproveitamento da área disponível para produção. A cada R$ 1 real investido em biotecnologia na saca de sementes de milho, o retorno adicional recebido pelo produtor é de R$ 2,61 reais.  Porém, para os produtores que não acreditam na importância do manejo, esse retorno não chega à totalidade.

Conforme avaliação do Professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Marcelo Gravina, no Brasil a adoção dos transgênicos chegou, em 2015, a 94,2% da produção de soja. “Porém, são poucos os produtores que se preocupam com o refúgio, por exemplo, sendo a prática que colabora para evitar perdas na produção”, pontua Gravina.

Cada produtor através da disponibilidade da área e formato da mesma, disponibiliza tamanho para área de refúgio, correspondendo a 20% da área de soja, com limite máximo de 800 metros entre as plantas. Com isso é possível evitar a evolução dos insetos e pragas, sem a prática da utilização do refúgio, os insetos e as pragas tornam-se resistentes, necessitando assim, mais investimentos. 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS