Campo Grande Sexta-feira, 26 de Abril de 2024


Rural Sábado, 22 de Abril de 2017, 10:48 - A | A

Sábado, 22 de Abril de 2017, 10h:48 - A | A

Capacitação

Programa ABC Cerrado desenvolve projetos sustentáveis com produtores rurais de MS

A ação visa diminuir a emissão de gases estufa na atmosfera e proporcionar melhor rentabilidade rural

Alline Gois
Capital News

Divulgação/Assessoria

Programa ABC Cerrado desenvolve projetos sustentáveis com produtores rurais de MS

O programa, desenvolvido pelo Senar, é responsável pela formação profissional de produtores rurais

O programa ABC Cerrado, do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/MS) divulga no dia 29 os resultados obtidos com a recomendação da ATeG – Assistência Técnica e Gerenciaç –, na Fazenda Guavirá Poty, àss 7h30, em São Gabriel do Oeste.


A ação visa divulgar a iniciativa entre os produtores rurais sobre os resultados na aplicação das tecnologias produtivas, que contribuem na diminuição e na emissão de gases estufa na atmosfera. Além de proporcionar a sustentabilidade e rentabilidade rural.

O técnico de campo do programa Denner Joel Melotto destaca algumas atividades já realizadas com os produtores: “Começamos o trabalho no segundo semestre do ano passado apresentando alternativas de alimentação do rebanho, começando pela correção do solo e cultivo de milho e sorgo para produção de silagem. Enquanto que, com a chegada do período de chuvas, o foco foi adubação do pasto e o planejamento de um sistema de pastejo rotacionado”.

A ação é conjunta com o Ministério da Agricultura e a Embrapa e visa o desenvolvimento de quatro tecnologias previstas no Plano de Agricultura de Baixa Emissão de Carbono (Plano ABC) Sistema de Plantio Direto, Recuperação de Pastagens Degradadas, Integração Lavoura-Pecuária-Floresta e Florestas Plantadas.

 “Participei da capacitação proposta pelo programa e acredito que o conhecimento aliado ao monitoramento da atividade rural oferece um incremento produtivo expressivo. A pecuária para ser eficiente não precisa de ideias mirabolantes e sim, aprender a fazer arroz com feijão bem feito”, expõe o proprietário rural e médico veterinário René Miranda.

O programa, desenvolvido pelo Senar, é responsável pela formação profissional de produtores rurais, capacitação de instrutores e técnicos de campo e pela assistência técnica oferecida posteriormente nas propriedades rurais.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS