Campo Grande Domingo, 19 de Maio de 2024



Rural Quinta-feira, 20 de Agosto de 2009, 07:48 - A | A

Quinta-feira, 20 de Agosto de 2009, 07h:48 - A | A

Projeto Troca de Ovinos concorre ao Prêmio Cidadania Sem Fronteiras

Redação Capital News (www.capitalnews.com.br)

O Projeto Troca de Ovinos é um dos finalistas da terceira edição do Prêmio Cidadania Sem Fronteiras. Os vencedores serão revelados em cerimônia que acontece na próxima segunda-feira (24), no auditório Raul Cortez em São Paulo. O Troca de Ovinos é desenvolvido por meio de parceria entre a Universidade Anhanguera-Uniderp, a Fundação Manoel de Barros (FMB) e o governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agrário, da Produção, da Indústria, do Comércio e do Turismo (Seprotur) e da Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer), com o apoio Câmara Setorial de Ovinocaprinocultura de Mato Grosso do Sul.

Segundo o pró-reitor de Extensão da Anhanguera-Uniderp, Ivo Busato, os objetivos principais desse projeto são contribuir para a diversificação e aumento da produtividade da pecuária de MS, propiciar inclusão social e econômica de pequenos produtores, incrementar o interesse pela ovinocultura no estado e auxiliar na concretização da produção de ovinos como mais uma alternativa de consumo de proteína animal. Na Universidade, as atividades do projeto são desenvolvidas no Centro Tecnológico de Ovinocultura, localizado na Fazenda-Escola Três Barras, e envolvem professores, pesquisadores e acadêmicos do curso de Medicina Veterinária.

O Prêmio Cidadania Sem Fronteiras é desenvolvido pelo Instituto da Cidadania Brasil em parceria com o Ministério da Ciência e Tecnologia – Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social em âmbito nacional, com o objetivo de reconhecer e criar referência para as melhores ações ou práticas sociais desenvolvidas pelas instituições de ensino superior do Brasil, com a participação de seus alunos. São práticas que agregam valores, conhecimentos e melhorias de qualidade de vida para as comunidades atendidas.

Troca de Ovinos concorre na categoria Tecnologia e Produção. O Prêmio contempla, ainda, outras categorias como Comunicação, Cultura, Direitos Humanos e Justiça, Educação, Meio Ambiente, Trabalho, Saúde. Os vencedores serão anunciados no mês de agosto, durante evento em São Paulo. Os melhores projetos de cidadania não só serão premiados e conhecidos, como poderão ser identificados com um selo criado pelos organizadores da premiação, o “Cidadania Sem Fronteiras 2009”, que identificará a Instituição como exemplo de excelência em atuação de extensão e ação social, atribuindo mérito e reconhecimento por sua contribuição efetiva para o desenvolvimento da cidadania na comunidade brasileira.

Sobre o projeto - O projeto Troca de Ovinos é desenvolvido em quatro fases. Na primeira, é feita a seleção de matrizes prenhes no Centro Tecnológico de Ovinocultura (CTO), localizado na Fazenda-Escola Três Barras da Universidade Anhanguera-Uniderp. No CTO são realizadas avaliações genéticas dos reprodutores, matrizes e animais jovens para as características produtivas e reprodutivas, visando a maior produção de carne por hectare, em determinado tempo, a menores custos. Os animais passam por uma criteriosa escolha de acordo com o desenvolvimento muscular, bom ganho de peso, boa capacidade de acabamento e adequado tamanho adulto, reduzindo os custos de manutenção, além da mensuração da capacidade reprodutiva e precocidade sexual.

Na segunda fase acontece a seleção e o treinamento dos produtores. Para participar é necessário ser pequeno produtor rural; preferencialmente morar na propriedade rural; utilizar mão de obra familiar; ter diversificação na produção; estar regular nos órgãos de fiscalização sanitária e fiscal; preferencialmente já ter tido contato com a ovinocultura; fazer parte da área de abrangência pré-determinada pelo programa; realizar curso de capacitação; assinar contrato de comodato no ato do recebimento dos animais e fornecer todo o apoio para o desenvolvimento do rebanho sob a orientação dos técnicos. Na terceira fase é feito o repasse dos animais e o acompanhamento técnico. Finalmente, após o período de tempo de três a quatro anos, os produtores devem devolver a mesma quantidade de animais que receberam, observando o padrão zootécnico e sanitário.

Sobre a Anhanguera - A Anhanguera Educacional Participações S.A. é a maior organização com fins lucrativos de ensino profissional das Américas, com mais de 250 mil alunos em ensino superior e 500 mil alunos ao ano em ensino profissionalizante. Fundada em 1994, está presente em todos os estados do Brasil, oferecendo seus cursos através de uma rede que conta com 53 câmpus de ensino superior presencial, mais de 450 pólos de ensino superior a distância, e mais de 600 unidades de ensino profissionalizante. A maioria de seus alunos trabalha durante o dia e estuda à noite, um segmento com grande demanda reprimida no Brasil. A Companhia é comprometida em oferecer cursos de qualidade que ajudem esses jovens trabalhadores a alcançar formação educacional compatível com as exigências do mercado de trabalho e a melhorar suas perspectivas de desenvolvimento profissional.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS