Campo Grande Sexta-feira, 19 de Abril de 2024


Rural Terça-feira, 07 de Novembro de 2017, 08:11 - A | A

Terça-feira, 07 de Novembro de 2017, 08h:11 - A | A

AGRO

Rússia aumenta lista de restrições à carne brasileira

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento afirma não ter sido notificado sobre a decisão

Luan Saraiva
Especial para o Capital News

DARIO LOPEZ-MILLS / AP

Rússia aumenta lista de restrições à carne brasileira

Autoridade sanitária proibiu temporariamente a importação de um frigorífico brasileiro

 

A Rússia aumentou as restrições da importação de carne do Brasil no final de outubro. A autoridade sanitária do país proibiu temporariamente a importação de um frigorífico brasileiro e impôs controles mais rígidos a outros cinco.

De acordo com o Serviço de Vigilância Sanitária e Veterinária na Rússia, a lista de controle sanitário será ampliada por conta de irregularidades e substâncias fora dos padrões sanitários russos. Dentre os frigoríficos estão: JBS, Aurora, Frigoestrela, Frigol e Frigon – Irmãos Gonçalves.

Foram também suspensas, em caráter temporário, as importações do frigorífico Mata Boi. A Rússia fará inspeções adicionais nos produtos que já estão a caminho.

Sequelas da Carne Fraca
Em sequência ao escândalo da Operação Carne Fraca da Polícia Federal, a União Europeia enviou uma equipe de auditoria ao Brasil a fim de inspecionar a carne brasileira. No relatório feito pelos especialistas da EU, apontaram mais de 100 focos de contaminação na carne brasileira, sendo 77 deles devido à presença de salmonela em aves.

Em Junho deste ano (2017), os Estados Unidos também se opuseram a importar carne do Brasil, por obterem problemas de qualidade. No caso, os problemas da carne bovina in natura que era importada foram justificados pelos produtores. Segundo eles a carne teria sido afetada por conta da reação dos animais à vacina da febre aftosa.

De acordo com o Ministro da Agricultura, Blairo Maggi, as restrições da Rússia não estão ligadas a Operação. Em áudio, Maggi ainda afirma que os problemas identificados pelas autoridades russas não são graves. “Não sabemos o que é, mas coisa grave com certeza não é", afirmou o ministro.

A poeira baixou
Mesmo com o mercado afetado nos meses seguintes a operação, o mercado de exportação segue contribuindo para o superávit da balança comercial brasileira.


De acordo com dados do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (Mdic), entre janeiro e outubro de 2017, o Brasil exportou US$ 12,6 bilhões em carne de todos os tipos, o que representa um aumento de cerca de 8% em relação ao mesmo período de 2016.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS