Campo Grande Terça-feira, 23 de Abril de 2024


Rural Sexta-feira, 19 de Julho de 2019, 17:37 - A | A

Sexta-feira, 19 de Julho de 2019, 17h:37 - A | A

200 dias

Selo Arte vai beneficiar 170 mil produtores queijos

Decreto agrega valor e permite acessar grandes mercados

Elaine Silva
Capital News

Divulgação/Ministério da agricultura

Selo Arte vai beneficiar 170 mil produtores queijos

Assinatura na última quinta-feira (18)

“É sem dúvida um grande fomento, pela agregação de valor, à importante cadeia do leite, espalhada por praticamente todos os municípios”, relatou a ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, durante a assinatura do decreto de regulamentação do Selo Arte que deverá beneficiar, conforme afirmou, 170 mil produtores de queijos artesanais neste primeiro momento.  

 

Segundo seu discurso os “consumidores, que passam a ter acesso facilitado a essas iguarias, com a segurança de que está comprando um produto de qualidade, fiscalizado pelos órgãos estaduais”. A legislação, que vigorava desde a década de 1950, impedia pequenos produtores rurais de comercializar produtos artesanais de origem animal fora do estado de origem.

 

“Havia no Ministério da Agricultura regras muito rígidas, feitas para grandes indústrias, e, portanto, inadequadas para quem produz artesanalmente. Agora, eles vão poder acessar grandes mercados e aumentar a renda de suas famílias”, disse a ministra.

 

Além do decreto também foi lançado a normativa do logotipo do selo e duas instruções. Uma traz o regulamento técnico de boas práticas para produtos artesanais lácteos e a outra diz respeito aos procedimentos para a certificação 

 

A assinatura do decreto de regulamentação do Selo Arte  aconteceu na cerimônia de comemoração dos 200 dias do governo do presidente Jair  Bolsonaro. Durante o evento também foi ressaltado os prêmios obtidos pelos queijos mineiros da Serra Canastra reconhecidos internacionalmente.

 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS