Sábado, 27 de Abril de 2024


Rural Quarta-feira, 25 de Maio de 2016, 18:36 - A | A

Quarta-feira, 25 de Maio de 2016, 18h:36 - A | A

Senar MS

Sistema de Plantio Direto será uma das técnicas apresentadas pelo ABC Cerrado

Proposta é estimular a adoção de tecnologias sustentáveis de produção agropecuária

Wendy Tonhati
Capital News

Divulgação/Famasul

Sistema de Plantio Direto será uma das técnicas apresentadas pelo ABC Cerrado

No total, 600 produtores serão capacitados no Estado

O projeto ABC Cerrado, do Senar/MS (Serviço Nacional de Aprendizagem), dará início à fase de capacitações dos produtores, entre os dias 6 e 10 de junho, com cursos intensivos sobre as quatro tecnologias: florestas plantadas, recuperação de pastagens degradadas, ILPF (integração lavoura, pecuária e floresta e sistema plantio direto).

O público alvo são os produtores que formalizaram interesse em aderir à iniciativa que tem como proposta, estimular a adoção de tecnologias sustentáveis de produção agropecuária, contribuindo para o aumento da renda do produtor rural e para a redução da emissão de gases do efeito estufa.

O projeto ABC do Cerrado teve início em Julho de 2015 com reuniões de sensibilização e mobilização dos Produtores Rurais nos municípios de: Campo grande, Aquidauana, Cassilândia, Paranaíba e Camapuã.

No total, 600 produtores serão capacitados no Estado em 2016 e a meta é oferecer assistência técnica para 400 participantes, no período de 18 meses, com adoção das tecnologias sustentáveis de produção agropecuária, e gerenciamento das propriedades.

Para o biólogo e diretor-executivo da Fundação MS, Alex Melotto, o sistema plantio direto e a reforma de pastagens degradadas possuem grande potencial de utilização, visto que atua incrementando a produtividade da atividade rural, reduzindo a emissão de carbono e aumentando a recuperação do solo.

Produtores interessados em participar do programa podem formalizar a inscrição pelo site. As dúvidas podem ser esclarecidas pelo email [email protected] ou no telefone (67)3320-6909.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS