Campo Grande Domingo, 19 de Maio de 2024



Rural Segunda-feira, 14 de Setembro de 2009, 11:39 - A | A

Segunda-feira, 14 de Setembro de 2009, 11h:39 - A | A

Stephanes diz que seca provocou queda no PIB do setor agrícola

Redação Capital News (www.capitalnews.com.br)

O ministro da Agricultura e Pecuária, Reinhold Stephanes, disse que mesmo com a queda de mais de 4% no Produto Interno Bruto (PIB) da agricultura, apontada pelo IBGE, o setor não pode ser comparado aos demais da economia.

Janete Lima

Stephanes explicou dizendo que a indústria, o comércio e os serviços têm um ano comercial definido. Já os produtos agrícolas tem suas colheitas em épocas diferentes: a soja é no primeiro trimestre; o trigo no terceiro trimestre. O segundo trimestre é o que menos colhe e portanto há baixa no faturamento dos produtores. As exceções são o café e a cana-de-açúcar que são colhidos nesta época.

Conforme Stephanes a queda do PIB agrícola no segundo trimestre de 2009 foi motivada basicamente pela seca, que provocou uma quebra de seis milhões de toneladas na produção. Portanto, a redução no PIB não foi por razões econômicas (preços ou demanda) e sim por perda na safra.

Na avaliação do ministro as perspectivas para o PIB agrícola nos próximos meses irão depender basicamente do clima, porque a intenção de plantio não deverá mudar e as compras de adubos e fertilizantes continuam, com os produtores preparando a nova safra. (Fonte: Safras & Mercado)

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS