Campo Grande Domingo, 05 de Maio de 2024


Rural Segunda-feira, 01 de Junho de 2009, 17:14 - A | A

Segunda-feira, 01 de Junho de 2009, 17h:14 - A | A

UEMS de Aquidauana capacita produtores de leite

Redação Capital News (www.capitalnews.com.br)

De 18 a 23 de maio, os produtores do Programa RIO DE LEITE, dos municípios de Anastácio e Aquidauana, participaram de um treinamento sobre Manejo de Bezerras e Novilhas Leiteiras. Este curso, articulado pelos Coordenadores do Programa, professores André Rozemberg Peixoto Simões e Marcus Vinicius Morais de Oliveira, visou fomentar o conhecimento teórico-prático de produtores de leite. Deste modo, segundo o prof. André “ficará mais fácil a aplicabilidade das recomendações dos técnicos do Programa RIO DE LEITE e, consequentemente, a implementação do manejo recomendado nas propriedades assistidas”.

O curso foi ministrado pelo médico veterinário Mateus Vieira, especialista em bovinos de leite e educador do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Mato Grosso do Sul (SENAR/MS). De acordo com o prof. Marcus Vinicius, a criação deste Curso foi uma solicitação da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva do Leite de Mato Grosso do Sul e começou a ser disponibilizado este ano pelo SENAR/MS. Assim, o Curso enfatizou aspectos relacionados à criação de bezerras leiteiras em sistema de aleitamento artificial, ou seja, recebendo leite no balde ou mamadeira; o momento certo de se fazer a desmama precoce e a importância do fornecimento de concentrado e volumosos para os animais lactentes. Abordou também os aspectos de recria das bezerras, logo após o desmama e como atingir o peso a puberdade o mais rápido possível, sem afetar os aspectos reprodutivos e produtivos da futura matriz.

Participaram do evento 25 pessoas, divididas em duas turmas, sendo que os cursor foram realizados nas propriedades Chácara Santa Luzia da Boa Vista, do sr. Antônio Costa da Silva e no Sítio Nossa Senhora Aparecida, do sr. Antônio de Lira Moura. Segundo o produtor sr. Gilmar Miranda, "o curso foi excelente, e as informações repassadas serão muito úteis para serem utilizadas na propriedade".

Os Coordenadores do Programa RIO DE LEITE, consideraram o evento um sucesso, tendo atingido plenamente os objetivos almejados. Mais informações sobre o Programa RIO DE LEITE podem ser obtidas no site: http://www.riodeleite.com.br/, por meio do telefone (67) 3245-3319, do e-mail: [email protected] ou diretamente no Setor de Bovinocultura de Leite da UEMS - Unidade Universitária de Aquidauana.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS