Campo Grande Sexta-feira, 03 de Maio de 2024


Rural Terça-feira, 05 de Maio de 2009, 19:02 - A | A

Terça-feira, 05 de Maio de 2009, 19h:02 - A | A

Vacinação contra aftosa na ZAV segue até dia 15 de maio

Redação Capital News (www.capitalnews.com.br)

Os pecuaristas que possuem propriedade na Zona de Alta Vigilância (ZAV) iniciaram a vacinação contra a febre aftosa no dia 1º de abril. O prazo para término da imunização é 15 de maio, quando será finalizada a aplicação de doses em cerca de 800 mil animais, de acordo com informações da Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro).

A vacinação na ZAV é realizada pelos técnicos da Iagro nos animais de mamando a caducando. Após administrar as doses, é necessário realizar o registro dos animais imunizados. O período para registro é até 15 dias após o término do período de vacinação, no caso, até 31 de maio.

Estão compreendidos na ZAV os municípios de Antônio João, Aral Moreira, Bela Vista, Caracol, Coronel Sapucaia, Japorã, Mundo Novo, Paranhos, Ponta Porã, Porto Murtinho, Sete Quedas, e também Corumbá e Ladário, abrangendo toda a fronteira com Paraguai e Bolívia.

No último dia 1º, teve início a vacinação no Planalto e na região do Pantanal. O período segue até 31 de maio, no Planalto, e 15 de junho, no Pantanal. Nessas regiões, é o próprio produtor que aplica a vacina contra a febre aftosa.

A expectativa da Iagro é que sejam imunizados 11 milhões de cabeças de gado no Planalto, com idade até 24 meses, e 2,4 milhões de animais no Pantanal, de mamando a caducando. Também nesses casos, há o prazo de 15 dias após o término para registrar a vacinação.

O registro dos animais é feito nos escritórios da Iagro no interior do Estado ou ainda pelo site www.iagro.ms.gov.br

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS