Campo Grande Sexta-feira, 26 de Abril de 2024


Rural Quinta-feira, 27 de Abril de 2017, 08:28 - A | A

Quinta-feira, 27 de Abril de 2017, 08h:28 - A | A

Febre Aftosa

Vacinação contra febre aftosa em MS começa no dia 1º de maio

A exceção é para os animais da região do Pantanal, na qual os proprietários podem optar por realizar a vacinação em maio ou outubro

Alline Gois
Capital News

Divulgação/Assessoria

Rebanho de 7,8 milhões deve ser imunizado na região do Pantanal e Planalto

Vacinação contra febre aftosa começa no dia 1 º de maio em Mato Grosso do Sul

 

A Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro) confirmou o calendário da primeira etapa de vacinação contra a febre aftosa para o rebanho de bovinos e bubalinos de Mato Grosso do Sul. Os proprietários devem realizar a vacinação dos animais nos próximos três meses.

A exceção é para os animais da região do Pantanal, na qual os proprietários podem optar por realizar a vacinação em apenas uma das duas etapas, em maio ou outubro.

De acordo com o diretor presidente da Iagro, Luciano Chiochetta, os pedidos de antecipação da vacinação passarão por análise criteriosa do inspetor local do município na propriedade. Durante o período de vacinação, os animais só poderão transitar após declaração da vacinação, via web, tendo cumpridos os prazos de carência.

O parecer para antecipação (favorável ou não) e o requerimento do produtor (justificado) deverão ser encaminhados à Divisão de Defesa Sanitária Animal da Iagro, por meio dos escritórios locais. Chicoleta ressalta que os animais destinados ao abate poderão transitar sem a vacina da etapa vigente até o registro do CT-13 da propriedade. Após o prazo, todos os animais deverão estar vacinados.

Confira abaixo o calendário divulgado pela Iagro: 
Região de Fronteira
A liberação do sistema para revendas credenciadas para os produtores da região de fronteira terá início em 28 de abril. A compra e aplicação serão de 1 º a 31 de maio, o registro poderá ser realizado de 1º de maio a 19 de junho. Neste caso, os pedidos de antecipação estão disponíveis dede o dia 15 de abril pelo site da Iagro.

Região do Planalto
A liberação do sistema para revendas credenciadas para os produtores da região do Planato deverá ter início em 28 de abril. A compra e aplicação serão de 1º a 31 de maio, o registro poderá ser realizado de 1º de maio a 19 de junho. Neste caso, os pedidos de antecipação estão disponíveis dede o dia 15 de abril pelo site da Iagro.

Região do Pantanal
A liberação do sistema para revendas credenciadas para os produtores da região do Pantana terá início em 28 de abril. A compra e aplicação serão de 1º de maio a 15 de junho. O registro poderá ser realizado de 1 º de maio a 30 de junho.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS