Campo Grande Quarta-feira, 24 de Abril de 2024


Rural Quarta-feira, 23 de Agosto de 2017, 15:48 - A | A

Quarta-feira, 23 de Agosto de 2017, 15h:48 - A | A

Setor sucroenergético

Variedade de cultivo na cana de açúcar é vista com potencial no Estado

MS possui 59 mil hectares plantados com a cultura e aposta em pesquisa para ampliar produção

Danilo Galvão, com informações da Embrapa Agropecu
Capital News

Divulgação/Assessoria

cana de açúcar

Descoberta de pesquisas na área são alternativa para aumento da produção da cana-de-açucar no Estado

Realizado neste mês, no Auditório da Embrapa Agropecuária Oeste, em Dourados, a 4ª Reunião Anual de Variedades RB no MS debateu inovações para o setor sucroenergético no Mato Grosso do Sul. No evento, pesquisadores do Programa de Melhoramento Genético da Cana-de-açúcar da RIDESA/UFSCar apresentaram os resultados do Censo Varietal 2017/18, dos estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul.

Foi por técnicos de Usinas, cases de sucesso e inovação para a maior produtividade na lavoura. Destaque para a apresentação do  engenheiro agrônomo e pesquisador da Ridesa/Ufscar, Antônio Ribeiro Fernandes Junior, que falou da importância de Mato Grosso do Sul no que diz respeito a adoção de variedades. O Estado é polo de 59 mil hectares plantados em 2017 dessa modalidade de lavoura.

“Dentre as variedades mais plantadas, a 7ª posição ficou com a RB 975201, que teve seu lançamento em 2015 e sempre foi destaque no Mato Grosso do Sul, pois é bem adaptada as condições edafoclimáticas do Estado”, citou Fernandes Junior que citou ainda a necessidade do estado investir em outras linhas de estudo, em relação às adaptações das variedades de cana-de-açúcar as condições climáticas locais.

“Recomendo avanço em estudos sobre impactos das geadas, chuvas e estiagem. Pesquisas relacionadas as doenças, pragas, reações a herbicidas, maturadores, inibidores de florescimento, manejo da palhada, enfim, são alguns exemplos das inúmeras demandas de pesquisa que o estudo in loco pode vir a realizar. A parceria com a Embrapa contribui com algumas respostas para essas necessidades, podendo proporcionar aumento da produtividade do setor”, falou ainda o pesquisador. 

O Chefe Geral da Embrapa Agropecuária Oeste, Guilherme Lafourcade Asmus ressalta o crescimento do setor na região, que em 2012 tinha exploração 16% menor. “O setor sucroalcooleiro de Mato Grosso do Sul é um setor que avança de forma pujante. Nós da Embrapa nos sentimos muito orgulhosos de nos aproximar de uma forma organizada e complementar as atividades da Ridesa”, pontua.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS