Quinta-feira, 02 de Maio de 2024


Saúde Terça-feira, 05 de Fevereiro de 2008, 11:45 - A | A

Terça-feira, 05 de Fevereiro de 2008, 11h:45 - A | A

Abstinência de maconha é semelhante à de cigarro, afirma estudo

Folha Online

Parar de fumar maconha pode causar sintomas de síndrome de abstinência tão graves quanto aqueles gerados pelo tabaco, afirma um estudo realizado nos Estados Unidos. A pesquisa levou em conta uma pequena amostragem: 12 adultos que fumavam tando cigarros quanto maconha.

Em ambos os casos, ao tentarem parar de usar esses produtos, os indivíduos apresentaram sintomas como irritabilidade, ansiedade, problemas para dormir e dificuldades de concentração, afirmam os pesquisadores.

"A maconha não é tão inofensiva quanto as pessoas podem fazer você acreditar que é", afirma Ryan Vandrey, professor assistente de psiquiatria na Johns Hopkins University School of Medicine, em Baltimore, nos Estados Unidos.

O estudo não deixa claro se os sintomas impedem as pessoas de pararem. Entretanto, Vandrey afirma que pesquisas anteriores indicam que indivíduos que sofrem desses sintomas tendem a ter mais recaídas.

Os participantes do estudo, publicado na revista "Drug and Alcohol Dependence", fumavam maconha quatro vezes por dia e também 20 cigarros, em média. Nenhum deles tinha intenção de parar de usar nenhuma das drogas.

Os pesquisadores fizeram com que os voluntários passassem três períodos diferentes de abstinência, que duravam cinco dias cada. Em um eles paravam de fumar maconha, em outro interrompiam o uso de cigarros e em outro deixavam de usar ambos os produtos ao mesmo tempo.

De acordo com o estudo, os sintomas apresentados eram os mesmos para todos os períodos de abstinência. Os sinais não foram mais graves quando houve abstinência das duas drogas.

Para o professor, o estudo é um alerta para usuários constantes de maconha, pois mostra quais sintomas eles devem enfrentar no momento de parar.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS