Campo Grande Sábado, 04 de Maio de 2024


Saúde Sábado, 07 de Junho de 2008, 09:57 - A | A

Sábado, 07 de Junho de 2008, 09h:57 - A | A

Brasil será responsável pela Rede de Bancos de Leite

Da Redação

O Ministério da Saúde instala nesta segunda-feira (09), no Rio de Janeiro (RJ), a Secretaria Executiva da Rede Ibero-americana de Bancos de Leite Humano, em parceria com a Agência Brasileira de Cooperação, do Ministério das Relações Exteriores. O programa foi aprovado durante a 17ª Cúpula Ibero-americana de Chefes de Estado e Governo, em 2007, em Santiago, no Chile. A Rede Ibero-americana vai promover o intercâmbio de metodologias e ferramentas tecnológicas do banco brasileiro que é considerado a maior e a mais complexa rede de bancos de leite do mundo. A rede terá sede na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

“O Brasil como responsável do programa é mais que um avanço, é um reconhecimento da capacidade de liderança que o país tem nesse cenário e abre espaço para cooperação, transferência de tecnologia e de difusão da informação. Essa conquista só foi possível porque houve um grande investimento em pesquisa e desenvolvimento tecnológico, de baixo custo, mas com efetividade”, destacou João Aprígio, coordenador da Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano.

A rede é composta por sete países: Argentina, Brasil, Bolívia, Espanha, Paraguai, Uruguai e Venezuela. O aperfeiçoamento e instalação de bancos de leite em qualquer lugar do mundo se mostrou uma estratégia muito eficaz na redução da mortalidade infantil e, sobretudo, a neonatal. A rede brasileira já conta com 191 bancos no país e dez em fase de implantação e coleta em média 130 mil litros por ano.

Serviço:  Data: 09.06.2008   Local: Fiocruz - Hall da Biblioteca de Ciências Biomédicas - Rio de Janeiro (RJ)

Mais informações -  Atendimento ao cidadão -  0800 61 1997 ou 61 3315-2425 (Com Assessoria)

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS