Campo Grande Sábado, 20 de Abril de 2024


Saúde Quinta-feira, 13 de Setembro de 2018, 11:52 - A | A

Quinta-feira, 13 de Setembro de 2018, 11h:52 - A | A

PREVENÇÃO

Campo Grande recebe palestra sobre prevenção ao Câncer de Intestino

Evento será realizado nesta quinta-feira e deve abordar cuidados e formas de prevenção à doença

Leonardo Barbosa
Capital News

A Unimed Campo Grande promove nesta quinta-feira (13) uma palestra para falar sobre Prevenção ao Câncer de Intestino, que conforme o Instituto Nacional de Câncer (INCA) é o terceiro tipo mais frequente em homens e o segundo entre as mulheres. A incidência só é menor que mama, nas mulheres, e pele e próstata, nos homens.

 

De acordo com a Federação Brasileira de Gastroenterologia, 70% dos casos de câncer de intestino ocorrem a partir dos 50 anos de idade em pessoas sem sintomas e sem histórico familiar desta doença. 

 

Por ser uma doença que não apresenta sintomas na fase inicial, é preciso ficar atento aos sinais de alarme, como: presença de sangue nas fezes ou formato fino, alteração no número de evacuação, anemia, emagrecimento ou fraqueza, entre outros.

 

Além disso, a Diretriz da Sociedade Americana de Câncer 2018 recomenda a colonoscopia a partir dos 45 anos, independente de sintomas ou histórico familiar, pois o exame reduz o risco de câncer de intestino em até 90%. 

 

Como o segredo está na prevenção e no diagnóstico precoce, a Unimed Campo Grande realizará nesta quinta-feira (13) uma palestra com esclarecimentos dos principais temas e cuidados essenciais na prevenção do câncer de intestino.

 

Serão abordadas as formas de prevenção, sintomas, hábitos saudáveis, alimentação preventiva, cuidados a partir dos 50 anos e como evitar os fatores de risco. A palestra será ministrada pela gastroenterologista e hepatologista, Dra. Luciana Araujo Bento, que é a presidente da Associação Sul-mato-grossense de Gastroenterologia e professora de medicina.

 

Serviço

 

O evento, gratuito e aberto à população, será realizado no dia 13 de setembro, às 15h, no auditório da Unimed Campo Grande, que está localizado na Rua Goiás, 695, Jardim dos Estados.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS