Campo Grande Domingo, 12 de Maio de 2024


Saúde Sexta-feira, 01 de Março de 2019, 18:31 - A | A

Sexta-feira, 01 de Março de 2019, 18h:31 - A | A

Programa de Residência

Cassems inicia Programa de residência em Pediatria e Medicina Intensiva em Campo Grande

A primeira turma de residentes foi recepcionada pelo presidente Ricardo Ayache nesta sexta-feira (01 de março) na Unidade do Hospital da Capital.

Flavia Andrade
Capital News

Messias Ferreira / Cassems

Cassems inicia Programa de residência em Pediatria e Medicina Intensiva em Campo Grande

A primeira turma de residentes foi recepcionada pelo presidente Ricardo Ayache nesta sexta-feira (01 de março) na Unidade do Hospital da Capital.

O Programa de Residência Médica do Hospital Cassems de Campo Grande, iniciou nesta sexta-feira (01). A primeira turma de residentes médicos foi recepcionada pelo presidente da Cassems, Ricardo Ayache, pela diretora de Assistência em Saúde, Maria Auxiliadora Budib, pelos diretores clínico, técnico e gerência do HC, além dos coordenadores médicos e colaboradores da unidade hospitalar.

 

Ao todo, são quatro residentes que participarão do programa nessas áreas durante dois anos, sendo eles: Manuella Otoni Branco Rodrigues, Larissa Naiara Balbino Fernandes e Guilherme Carvalho Fernandes de Souza atuarão no programa de Residência em Pediatria, e Emilli Carvalho Arima no programa de Residência em Medicina Intensiva. Ao iniciarem o novo ciclo de vida profissional, os residentes receberam um kit, composto por um caderno especificando cada etapa da residência, uma mochila e um jaleco personalizado.

 

De acordo com o diretor clínico do Hospital Cassems de Campo Grande, Marcos Bonilha, destaca que a iniciativa realizada pelo Núcleo de Ensino e Pesquisa (NEP) foi desenvolvida para“reforçar a empatia aos residentes. O segredo para dar certo é se colocar no lugar do outro e ter um cuidado especial com o paciente. Nós queremos bons médicos aqui no nosso hospital”, destaca.

 

Segundo o presidente da Cassems, Ricardo Ayache, “Ingressar na área educacional vai contribuir para fortalecer cada vez mais a nossa história, que é uma história de muita luta e sofrimento dos servidores públicos em busca de um atendimento digno em saúde”, conclui.

 

De acordo com a assessoria da Cassems, o programa de residência médica atuará, inicialmente, com as áreas de pediatria e medicina intensiva, avançando para outras especialidades nos próximos anos. O objetivo é contribuir para a formação latu sensu de médicos recém-formados, destinando seis vagas de residência nessas duas especialidades (quatro para pediatria e duas para medicina intensiva). Inserido na visão de implantação dos princípios de qualidade dos serviços de saúde e segurança do paciente, o NEP, além de contribuir para a formação dos futuros médicos especialistas, também permitirá que os valores da Cassems sejam propagados e fundamentados.

 

A residência em Medicina Intensiva do Hospital Cassems vai formar médicos intensivistas (aqueles responsáveis pelas rotinas de cuidados nas Unidades de Terapia Intensiva) com qualificação de excelência, em conformidade com as diretrizes da Associação Nacional de Residência Médica, do Conselho Federal de Medicina e da Associação de Medicina Intensiva Brasileira.

 

Já residência em Pediatria objetiva a formação de pediatras para o cuidado integral da saúde da criança e do adolescente incluindo, além da formação hospitalar e em UTIs neonatal e pediátrica, o atendimento ambulatorial nas várias especialidades da pediatria na Clínica da Família. As atividades educativas e de pesquisa na área de saúde serão desenvolvidas em Campo Grande, no Hospital Cassems, e também em outras unidades hospitalares que serão parceiras nesta construção de um projeto transformacional.

 

Os residentes terão contato multiprofissional e desenvolverão todas as atividades previstas nessa modalidade de ensino, com apoio de enfermeiros, fisioterapeutas, psicólogos e todos os profissionais envolvidos com o cuidado ao paciente crítico, proporcionando o exercício de uma clínica ampliada e integral. Os hospitais Cassems do interior do estado também serão cenários de inserção dos residentes para uma formação com vivência na realidade heterogênea da saúde em Mato Grosso do Sul.

 

O processo educacional será permanente e contará com acesso gratuito aos periódicos médicos como o New England Journal of Medicine, o JAMA (Journal of the American Medical Association), sistema de biblioteca, Plataforma Capes, entre outros. Os residentes terão oportunidade de participar de cursos extracurriculares para vivências além da teoria em casos mais raros e também de emergências, com acesso, ainda aos laboratórios de telemedicina e inteligência artificial.

 

Comente esta notícia


Colunistas LEIA MAIS