Campo Grande Sábado, 04 de Maio de 2024


Saúde Quarta-feira, 04 de Junho de 2008, 07:14 - A | A

Quarta-feira, 04 de Junho de 2008, 07h:14 - A | A

CCZ realiza segunda coleta de sangue em animais

Da Redação

O Centro de Controle de Endemias e Zoonoses da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) iniciou a segunda etapa da coleta de sangue nos cerca de 120 mil cães existentes em Campo Grande, para a realização da sorologia para leishmaniose. De acordo com a diretora do CCZ, Júlia Macksoud, duzentas pessoas entre agentes de saúde, veterinários e auxiliares trabalham para terminar a coleta num período de três meses.

“Iniciamos a coleta no dia cinco de maio e esperamos que até o final do mês de julho possamos ter terminado. É importante que as pessoas entendem a necessidade do exame para evitarmos a leishmaniose nos animais de estimação, que tanto gostamos”, enfatiza Júlia. Segundo ela, além das duzentas pessoas em atividade nas casas, outras cerca de sessenta trabalham na realização dos exames e no processamento das informações no laboratório do CCZ.

Na primeira etapa da coleta realizada no ano passado, 120 mil cachorros tiveram o sangue analisado, destes, 16% apresentaram resultado positivo. Para esse ano, a expectativa é reduzir este índice. “Desde 2005, com a construção do laboratório e depois a partir de 2006 com o início da coleta de sangue, estamos num trabalho de fôlego para conter a leishmaniose na Capital e, por isso, estamos na expectativa de números menores este ano”, explicou a diretora do CCZ.

Júlia Macksoud ainda explicou que após a coleta de sangue e a conclusão dos resultados, em agosto terá início a terceira etapa com distribuição gratuita de coleiras contra o mosquito palha transmissor da leishmaniose. “Em duas etapas, distribuímos 205 mil coleiras contra a leishmaniose e devemos iniciar o próximo encoleiramento tão logo estejam finalizados os exames”, anunciou Júlia.

Para informações sobre a coleta de sangue em cães e o encoleiramento, os telefones do CCZ são o 3313-5000 e o 3313-5001.

(Com informações da Assessoria)

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS