Campo Grande Sexta-feira, 19 de Abril de 2024


Saúde Domingo, 26 de Fevereiro de 2017, 10:11 - A | A

Domingo, 26 de Fevereiro de 2017, 10h:11 - A | A

Tecnologia na saúde

Cirurgia de Parkinson é transmitida por hospital da Cassems em Campo Grande

Primeira cirurgia de Telemedicina de Estimulação Cerebral Profunda foi realizada neste sábado

Flavia Andrade
Capital News

Foto: Ernesto Franco/Cassems

Cassems abre inscrição de processo seletivo para 107 vagas

Hospital Cassems de Campo Grande

Nesse sábado (25), foi transmitida a primeira cirurgia de Telemedicina de Estimulação Cerebral Profunda (Parkinson) no Hospital Cassems de Campo Grande.
 
Um grupo de 40 médicos esteve presente para assistir a transmissão, no auditório do Hospital da Cassems, comandados pelos médicos Luís Henrique Tobaru Kanashiro, Renato Lima Ferraz,HalissonYoshinari e Felipe Guardini. A equipe recebe o reforço do experiente neurocirurgião funcional, Jony Soares Ramos, que atua em Cuiabá.

A telemedicina trata do uso das modernas tecnologias de informação e telecomunicações para o fornecimento de informação e atenção médica à pacientes e outros profissionais de saúde localizados à distância.

De acordo com o neurocirurgião, Luís Henrique Tobaru Kanashiro, a cirurgia é de alta complexidade sendo realizada pela primeira vez no hospital da Cassems de Campo Grande. “O procedimento comtempla alta tecnologia e de grande benefício para os pacientes que possuem Parkinson. A estrutura do hospital Cassems nos permitirá compartilhar esse tipo experiência com os outros especialistas que, normalmente, não estão presentes dentro do centro cirúrgico”, explicou Kanashiro.

O procedimento, que em inglês é conhecido como DeepBrainStimulation (DBS), consiste na implantação de uma espécie de marca-passo no cérebro. Similar ao aparelho usado em cirurgias cardíacas, a técnica oferece alívio imediato ao paciente a partir de uma estimulação elétrica de alta frequência no cérebro.

Os principais benefícios são: melhora da qualidade de vida, diminuição dos impactos da doença e da medicação, aumento do tempo de efeitos dos medicamentos e melhora dos principais sintomas da doença, como tremores, rigidez e o excesso de movimentos involuntários.

Comente esta notícia

oberdan ferreira de almeida 31/05/2018

otimo saber medicima esta cada vez mais avancada. Eu tambem tenho ests doenca .

positivo
0
negativo
0

1 comentários

1 de 1

Reportagem Especial LEIA MAIS