Sábado, 20 de Abril de 2024


Saúde Sábado, 30 de Março de 2019, 12:53 - A | A

Sábado, 30 de Março de 2019, 12h:53 - A | A

AÇÕES

Com casos aumentando, Dourados tem dia de combate contra Dengue

Prefeitura e população se mobilizam em combate ao mosquito transmissor da doença

Renato Giansante
De Dourados para o Capital News

PMD/Divulgação

Com casos aumentando, Dourados tem dia de combate contra Dengue

O sábado será de mobilização em Dourados no combate ao mosquito transmissor da dengue. Prefeitura e população organizam ações em pontos distintos em busca de controlar a situação no município que já teve uma morte confirmada pela doença. 

 

No Jardim Mônaco, Europa e região, moradores organizam o segundo mutirão e devem sair pelas ruas coletando materiais que possam ajudar na proliferação do mosquito. A primeira ação aconteceu no final de semana passada. 

 

Outra movimentação acontece no “Sábado sem Mosquito” sugerida pelo Ministério da Saúde no contexto da campanha nacional contra o Aedes será desenvolvida pela Prefeitura de Dourados, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, com o apoio da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, no bairro Parque das Nações II. 

 

Conforme a SEMS, a Unidade Básica de Saúde do bairro estará aberta para atendimento médico e odontológico e, no bairro, ações de limpeza serão promovidas pela Semsur e o Imam doará mudas de plantas. Os Agentes de Combate de Endemias (ACE) visitarão as residências e o Centro de Controle de Zoonoses também atuará, inclusive, com a aplicação do ‘fumacê’. A ação inicia pelo Parque II uma vez que este é o bairro com maior número de casos positivos de dengue (26), conforme a planilha de notificações para bloqueio da dengue. 

 

“É uma ação que visa enfrentar pontualmente a incidência do mosquito Aedes, transmissor de dengue, zika e chikungunya, além de manter serviços de saúde e promover a limpeza do bairro”, disse a secretária Berenice de Oliveira Machado Souza. 

 

Os cidadãos interessados em participar da ação podem procurar o posto de saúde munidos do Cartão SUS e de documento de identificação. A secretária ressalta ainda, que o mutirão contra a dengue pode ser reforçado pela população. “Uma pesquisa nacional da Fiocruz constatou que uma inspeção semanal de 10 minutos é suficiente para fazer a diferença contra a dengue, uma vez que a grande maioria dos focos está nas residências”, reforçou a secretária. 

 

A ação que inicia pelo Parque II deve seguir para outros bairros nos próximos sábados. “O tema nacional da campanha contra a dengue está firmado na união entre todos os segmentos da sociedade para eliminar foco e evitar a propagação da doença. Vamos nos unir nesta guerra”, finalizou Berenice. 

 

 

Até a semana passada, haviam sido notificados 513 casos de dengue em Dourados, sendo 224 confirmados como positivos e 138 negativos. Esta doença causou pelo menos uma morte na cidade. Em relação à chikungunya foram 33 notificações, com sete casos positivos para a doença. Já em relação à zika não há registro de casos em Dourados, apenas quatro notificações.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS