Campo Grande Sexta-feira, 26 de Abril de 2024


Saúde Segunda-feira, 17 de Abril de 2017, 11:49 - A | A

Segunda-feira, 17 de Abril de 2017, 11h:49 - A | A

Contra a Influenza

Em Campo Grande, imunização contra gripe começa na terça-feira

Primeiramente serão imunizados os profissionais da saúde e crianças de seis meses a menores de dois anos nas unidades

Myllena de Luca
Capital News

A Campanha de Imunização contra a Influenza começa na terça-feira (18) em Capo Grande. A data é diferente de outros lugares do Brasil. Somente em Mato Grosso do Sul recebe 750 mil doses da vacina, que serão distribuídas em 79 municípios. As cidades deverão cumprir pré-requisitos de aplicação em relação ao público-alvo.

 

A  assessoria da prefeitura afirmou que não houve atraso e a decisão de começar um dia depois do recomendado pelo Ministério da Saúde se deu por conta de um protocolo definido pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesau). A ideia é ter um controle maior sobre as doses que estão sendo distribuídas a partir de hoje.

Deurico/Capital News

Foto ilustrativa de vacina, vacinação de atultos

..

 

Primeiramente serão imunizados os profissionais da saúde e crianças de seis meses a menores de dois anos nas unidades. A novidade deste ano é a inclusão dos profissionais da Educação da rede de ensino básico e superior das escolas públicas e privadas.

Conforme o secretário de Estado de Saúde, Nelson Tavares, as ações devem acontecer apenas nas unidades de saúde. “A campanha de vacinação contra influenza ocorrerá estritamente nas unidades de saúde e apenas para o público-alvo, são as orientações preconizadas pelo Ministério da Saúde para evitarmos os erros ocorridos em 2016. Contaremos com o cadastro pelos municípios das pessoas que forem vacinadas, mas é importante que as recomendações sejam seguidas. Teremos vacinas suficientes para atender a população alvo, não haverá motivo para correria”, afirmou o secretário.

Além dos professores, serão imunizadas pessoas com 60 anos ou mais, crianças de seis meses aos menores de cinco anos de idade, gestantes com 45 dias após parto, trabalhadores de saúde, indígenas, portadores de doenças crônicas, população privada de liberdade e profissionais do sistema prisional.

Cronograma da campanha

18 de abril – a vacinação começará pelos profissionais de saúde e crianças de seis meses a menores de dois anos.
24 de abril – a vacinação acontece para os grupos de gestantes, puérperas e crianças de dois anos a menores de cinco anos.
2 de maio – a campanha será aberta para os demais grupos
13 de maio – Dia D da mobilização

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS