Campo Grande Segunda-feira, 06 de Maio de 2024


Saúde Terça-feira, 07 de Fevereiro de 2017, 18:59 - A | A

Terça-feira, 07 de Fevereiro de 2017, 18h:59 - A | A

Banco de Sangue

Hemonúcleo da Santa Casa volta a atender em período integral

Banco de estoque de sangue está defasado e necessita de doações

Flavia Andrade
Capital News

Divulgação/Assessoria

Hemonúcleo da Santa Casa volta a atender em período integral

Banco de estoque de sangue está defasado e necessita de doações

Com o falecimento do médico responsável pelo setor, o Hemonúcleo da Santa Casa, localizado na Rua Eduardo Santos Pereira, voltou a atender no período vespertino, após a substituição normalizando as atividades.

Em média o hospital recebe 500 doações no mês, e realiza 1200 transfusões de sangue no mesmo período. Com a chegada do Carnaval, a necessidade de abastecimento do estoque de bolsas de sangue aumenta, pois durante o período muitos acidentes deixam vítimas com necessidade de transfusão de sangue, e a situação das doações é crítica. Em dias normais, o Hemonúcleo recebe o mínimo de 40 a 60 doações de sangue.

De acordo com Luciane Vieira Miranda, enfermeira responsável pelo setor, “ Em feriados, como o de carnaval, por exemplo, as doações são críticas. Muita gente viaja e não comparece para doar sangue”.


Para doar, é recomendado que a pessoa pese no mínimo 55 kg, tenha um bom estado de saúde, não tenha ingerido bebida alcoólica nas últimas 24 horas assim como alimentos gordurosos, estar bem alimentado, ter ingerido pelo menos 1 litro de água antes da doação e ter uma boa noite de sono.
 
Benefícios: desconto de 50% em shows e cinemas, concursos públicos estadual, municipal e federal o doador fica isento da taxa de inscrição e prioridade em filas.

O Hemonúcleo fica aberto se segunda a quinta-feira das 7h30 às 11h e das 13h às 16h. Na sexta-feira o expediente encerra às 15h.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS