Quinta-feira, 02 de Maio de 2024


Saúde Sábado, 02 de Fevereiro de 2008, 10:04 - A | A

Sábado, 02 de Fevereiro de 2008, 10h:04 - A | A

Hemosul necessita com urgência de doações de sangue

da Assessoria

Durante o recesso do carnaval, que vai de 02 a 05 de fevereiro, o Hemosul (Centro de Hematologia e Hemoterapia de Mato Grosso do Sul) vai atender hoje (02) e na segunda-feira (04), mesmo sendo ponto facultativo para os servidores públicos estaduais. O Hemosul necessita com urgência de doações de todos os tipos sanguíneos, principalmente dos tipos A - e O +.

Segundo o diretor da HemoRede Estadual (Rede de Hemocentros), Osnei Okumoto, o estoque esta em baixa em virtude das chuvas e das férias, e a expectativa é que nesse feriado as pessoas que trabalham durante a semana realizem doações. Okumoto afirmou que a equipe da HemoRede, já esta entrando em contato com os doadores cadastrados.

Nesta época do ano de acordo com o diretor, o Hemosul envia bolsas de sangue para alguns municípios do Estado, principalmente aqueles que realizam as tradicionais festas de carnaval. Um exemplo citado por ele é Corumbá, município para o qual já foram enviadas 81 bolsas de sangue.

Os interessados em ser um doador podem procurar o Hemosul, localizado na Rua Fernando Corrêa da Costa, 1304, esquina com a Rua Padre João Crippa. Excepcionalmente nestes dois dias, o horário de atendimento para coleta de sangue será das 7 às 12 horas.

Doação

Para ser um doador a pessoa precisa ter entre 18 a 65 anos, pesar no mínimo 50 Kg, não ter ingerido álcool 48 horas antes da doação e estar alimentado. Após a coleta o sangue passa por testes e aprovação para uso.

Além da doação de sangue para transfusão, o Hemosul também realiza coleta de amostras para abastecimento do Banco Nacional de Medula Óssea. Além do Hemosul existem mais 11 hemocentros espalhados no Estado.

O horário de atendimento do Hemosul é de segunda a sexta-feira, das 7 às 17h30. Aos sábados o horário para doações é das 7 às 12h30. O telefone para outras informações é: (67) 3312-1500.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS