Campo Grande/MS, Domingo, 19 de Novembro de 2017 | 05:29
27˚
(67) 3042-4141
Saúde
Quarta-Feira, 23 de Agosto de 2017, 18h:51
Tamanho do texto A - A+

Lacen implanta novo exame para diagnosticar febre amarela

Nova metodologia vai dar celeridade ao tratamento e acompanhamento do paciente com a doença

Fernanda Freitas
Capital News

Foto: Organização Mundial da Saude

Apesar de mutação no vírus da Febre Amarela, vacina continua eficaz

As amostras de sangue agora serão analisadas pela técnica de biologia molecular (PCR)

O Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), começou a disponibilizar uma nova metodologia para diagnosticar a febre amarela. Além da sorologia já usada pelo laboratório, as amostras de sangue agora serão analisadas pela técnica de biologia molecular (PCR).

Conforme o diretor-geral do Lacen, Luiz Henrique Ferraz Demarchi, com essa implantação o Estado passa a diagnosticar a doença sem solicitar a metodologia a outro Estado. “Antes tínhamos que mandar para o Distrito Federal as amostras que precisavam do diagnóstico através dessa técnica, e os resultados levavam até 45 dias para chegar”, explicou.

As duas metodologias utilizam o sangue para diagnosticar a febre amarela. No entanto, cada uma é realizada em um determinado período da doença, de acordo com os primeiros sintomas.

O PCR pode ser feito até o sétimo dia, preferencialmente até o quinto dia, conforme o início dos sintomas da febre amarela. Nessa técnica se pesquisa a presença do material genético do vírus no sangue do paciente, e o resultado é liberado em até três dias. É possível analisar 47 exames por rodada.

Segundo a farmacêutica bioquímica do Lacen, Gislene Lichs, a implantação da nova metodologia vai contribuir para que a Vigilância Epidemiológica e a Assistência possam tomar medidas efetivas de tratamento e acompanhamento ao paciente em tempo oportuno. (Com Assessoria)

NENHUM COMENTÁRIO

Clique aqui para "COMENTAR ESTA NOTÍCIA" e seja o primeiro a comentar!
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!

LEIA MAIS SOBRE ESSE ASSUNTO

Trinix