Sábado, 04 de Maio de 2024


Saúde Quinta-feira, 20 de Dezembro de 2007, 14:46 - A | A

Quinta-feira, 20 de Dezembro de 2007, 14h:46 - A | A

Magali destaca leis de saúde para professores e crianças

Redação Capital News (www.capitalnews.com.br)

Autora de mais de 40 leis municipais voltadas para a saúde, educação, assistência social, entre outras áreas, a vereadora Magali Picarelli (PMDB) comemora a sanção de duas leis de sua autoria, publicadas este ano em diário oficial. A lei 4.479, de 15 de julho, dispõe sobre a criação do programa municipal de saúde vocal do professor da Reme (Rede Municipal de Educação) e a lei 4.496, de 30 de julho, autoriza a prefeitura a implantar o programa de assistência médica periódica, no âmbito da Secretaria Municipal de Assistência Social.

De acordo com a parlamentar, para garantir o objetivo da lei da saúde vocal, que é a prevenção das disfonias nos professores das escolas municipais, o programa deve abranger a assistência preventiva, com a realização de, no mínimo, um curso teórico-prático anual, tendo por finalidade a orientação aos professores sobre o uso adequado da voz.

Já a lei do programa de assistência médica determina que a ação deve ser implantada nos Ceinfs (Centros de Educação Infantil), nas Unidades (Unidades Descentralizadas de Assistência Social) e nos Cras (Centros de Referência em Assistência Social). Através do programa são realizados exames médicos e laboratoriais nas crianças atendidas nesses locais. Consta no texto da lei, que a prefeitura pode realizar esses exames com a finalidade de avaliar a qualidade da saúde das crianças atendidas pela Reme.

São duas leis de extrema importância na Capital, sendo que uma beneficia os professores e outras as nossas crianças. A saúde da população campo-grandense sempre em primeiro lugar”, confessa Magali.

Água – Uma ação de grande valia destacada pela vereadora, também neste ano, foi a audiência pública realizada no segundo semestre, visando discutir os serviços disponibilizados pela empresa Águas Guariroba. É que em alguns bairros da periferia da Capital, moradores confessaram estar sendo abastecidos com água suja e com cheiro de esgoto.

A Câmara, sempre preocupada com a sociedade, principalmente com sua saúde, chamou a atenção da Águas e o problema foi sanado. Esse é o nosso papel: de elaborar leis que beneficiem a população, além de garantir que os direitos da comunidade não sejam deixados de lado, mas sejam cumpridos. Nós vereadores temos o importante papel de lutar pelas pessoas e se um problema aflige qualquer cidadão de Campo Grande, nós parlamentares temos o dever de solucioná-lo”, atesta a peemedebista, afirmando que o ano de 2007 foi muito benéfico para a Câmara, já que a prefeitura manteve total parceria e sintonia com os 21 parlamentares.

A prefeitura não nos tem deixado na mão e isso foi comprovado neste ano. Creio que o ano de 2008 vai superar nossas expectativas, mas posso dizer que em 2007 o nosso papel foi cumprido”, conclui. (Com informações da Assessoria)

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS