Campo Grande Quinta-feira, 25 de Abril de 2024


Saúde Quinta-feira, 06 de Junho de 2019, 08:09 - A | A

Quinta-feira, 06 de Junho de 2019, 08h:09 - A | A

PREVENÇÃO

Mamografia e papanicolau são feitos gratuitamente no Santa Luzia

A unidade móvel do Hospital do Amor vai atender mulheres de 25 a 69 anos até o dia 19 de junho

Paula Navarro
Capital News

Divulgação/PMCG

carreta do amor

Unidade móvel estará no bairro Santa Luzia até o dia 19

Mulheres entre 25 e 69 anos podem fazer exames preventivos de Mamografia e Papanicolau gratuitamente, em Campo Grande. O atendimento é oferecido pela carreta do Hospital do Amor, até 19 de junho, em frente à Unidade Básica de Saúde da Família (USBF) Vila Cox, no Bairro Santa Luzia, das 07h às 16h30.

 

Para o exame de mamografia, o público-alvo são mulheres com idade entre 40 e 69 anos. Sendo que mulheres entre 40 e 49 anos devem realizar o exame anualmente; e as de 50 a 69 anos devem fazer a cada dois anos. Em casos de pacientes que realizaram a mamografia em um período menor de um ano, o exame não será feito.

 

Já o Papanicolau é destinado a mulheres de 25 a 65 anos, independente do tempo que realizaram algum exame anteriormente. É orientado que a paciente não tenha relações sexuais e nem use pomadas ginecológicas pelo menos dois dias antes do exame; e não estar menstruada no dia da coleta.

 

Os resultados não saem na hora, levam em média de 40 a 60 para que ficar prontos e são encaminhados por Correio, para o endereço informado pela paciente. Caso seja diagnosticada alguma alteração, o hospital entrará em contato com a pessoa para agendar exames complementares.

 

Mobilidade

 

A unidade móvel tem como objetivo percorrer os bairros de Campo Grande, a fim de realizar busca ativa de mulheres que se encaixem na população alvo para o diagnóstico precoce. Está equipada com um mamógrafo digital, sala para coleta de citologia cérvico-vaginal (papanicolau) e sala de pequena cirurgia. E atualmente conta com uma equipe formada por dois técnicos de radiologia, um técnico de enfermagem, uma enfermeira e o motorista. 

 

Documentos necessários

 

CPF, RG, Cartão SUS, comprovante de residência e o cartão do paciente, caso seja acompanhante.

 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS