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Quarta-Feira, 13 de Março de 2019, 09h:08
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Marquinhos Trad afirma que 80% dos problemas de saúde poderiam ser resolvidos em UBS

Sesau orienta a população a procurar as UBS’s ou UBS’F para atendimento, a fim de evitar uma longa espera nas UPA’S e CRS’s da Capital

Flavia Andrade
Capital News

Divulgação/PMCG

Marquinhos Trad afirma que 80% dos problemas de saúde poderiam ser resolvidos em UBS

Prefeito visita unidades para verificar atendimento da saúde

 

Nesta terça-feira (12) em visita as Unidade Básica de Saúde (UBS) Azaléia e a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Coronel Antonino, Marquinhos Trad pontua problema com base em dados da Coordenadoria de Urgência, da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), onde cerca de 80% dos pacientes das UPA’s e Centros Regionais de Saúde (CRS’s) poderiam ser atendidos nas Unidades Básicas de Saúde e Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSF).

 

Seguindo a regra de classificação para atendimento, estes pacientes são classificados como azul ou verde (de menor gravidade), sendo os que geralmente demoram mais a receber atendimento nas UPA’s, onde tem preferência no atendimento os usuários que são classificados durante a triagem, como vermelho e amarelo (casos de maior gravidade).  Os de classificação azul ou verde, poderiam  ter um atendimento mais rápido e com muito mais qualidade se procurassem uma UBS ou UBSF.

 

Durante a visita, Marquinhos pode constatar a diferença em quantidade de pessoas buscando atendimentos na Unidade Básica de Saúde do Bairro Azaleia, encontrava-se vazia e a UPA Coronel Antonino com muitos pacientes esperando atendimento.

 

Para o Prefeito Marquinhos Trad, “Esses problemas acontecem porque as pessoas não sabem que podem encontrar atendimento em uma Unidade Básica de Saúde do seu bairro. As UBS’s atendem a comunidade local. Todas as pessoas que possuem uma pequena gravidade de enfermidade ou enfermidades crônicas devem ser tratadas nas UBS’s. Na prática, o paciente tem uma febre baixa durante a noite. No outro dia, pela manhã, ele pode procurar uma Unidade Básica de Saúde para investigar o que está gerando esta febre. Mesmo ela (a consulta) não estando agendada. Todas as UBS’s possuem escala para atender pacientes não agendados. Os médicos destas unidades não têm quantidade mínima de pacientes, mas horário de plantão, onde atendem os pacientes que procuram a UBS”, afirma.

 

De acordo com o coordenador do Grupo de Apoio de Gestão em Saúde, Bruno Rocha, a população deve procurar as UBS’s, que são responsáveis pelo tratamento dos problemas crônicos. Segundo coordenador, “A população precisa ir mais à Unidade Básica de Saúde. Ela precisa dizer pra gente o que não está funcionando lá. As UPA’s não resolvem problemas crônicos, mas momentâneo. Quem trata a doença é a UBS. Na UPA, só são tratadas emergências”, afirma.

 

Os atendimentos realizados pelas UPAs e CRSs, são feitos conforme a classificação de risco. Ao dar entrada na unidade, o paciente é atendido na recepção e, posteriormente, encaminhado para a sala de triagem, onde um profissional de enfermagem fica responsável por fazer essa escuta e classificação. O profissional ouvirá as queixas do paciente para deliberar o atendimento conforme o seu estado de saúde, classificando o como azul e verde (para casos de menor gravidade) e de amarelo ou vermelho (para casos de maior gravidade).

 

Para os casos em que o paciente é classificado como amarelo ou vermelho, o atendimento é imediato. Nos casos de menor gravidade, o tempo protocolar de espera do Ministério da Saúde é de até 4 horas.

 

Com isso, muitos pacientes que são classificados como de menor gravidade se queixam da demora do atendimento, uma vez que a demanda é cada vez mais crescente e a quantidade de profissionais é limitada. 

 

Buscando fortalecer o atendimento primário nas UBS’s e UBS’F, para reduzir as longas esperas nas UPAs e CRSs, a SESAU tem ampliado a cobertura de Estratégia de Saúde da Família.

 

Campo Grande conta com 68 unidades, sendo duas Clínicas da Família (Nova Lima e Portal Caiobá), e destas 22 funcionam em horário estendido. Aumentar o horário de funcionamento das unidades básicas foi uma das soluções encontradas para garantir acesso aos pacientes que não conseguem ir até estes locais em horário comercial por razões diversas.

 

O atendimento está funcionando com horário estendido (07h às 19h) as unidades:  UBSFs Moreninha, Nova Bahia,   Vila Fernanda,   Vila Nasser,   Santa Carmélia, Jardim Botafogo,  Iracy Coelho , Los Angeles, UBS Guanandi, UBSF Serradinho, UBSF Tarumã, UBSF São Conrado, UBSF São Francisco, UBSF Estrela Dalva, UBS 26 de Agosto, UBSF Jardim Itamaracá, UBS Universitário, UBSF Ana Maria do Couto e UBS Estrela do Sul e UBSF Jardim Noroeste e as Clínicas da Família Nova Lima e Portal Caiobá.

 

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