Campo Grande Sexta-feira, 19 de Abril de 2024


Saúde Sexta-feira, 26 de Maio de 2017, 08:09 - A | A

Sexta-feira, 26 de Maio de 2017, 08h:09 - A | A

Campanha Nacional

Ministério da Saúde prorroga vacinação contra gripe até junho

Campanha de imunização estava prevista para encerrar nesta sexta-feira em todo o país

Liniker Ribeiro
Capital News

Divulgação/PMCG

A dez dias do fim da campanha contra gripe, mais de 105 mil ainda não se imunizaram

Campanha de vacinação segue até dia 9 de junho

Prevista inicialmente para encerrar nesta sexta-feira (26), a campanha nacional de vacinação contra a gripe foi prorrogada pelo Ministério da Saúde. Comunicado foi divulgado na tarde de ontem e orienta os estados e municípios, que não atingiram a meta de imunização, a darem continuidade ao serviço por mais duas semanas, até dia 9 de junho.

 A meta em todo o país é vacinar pelo menos 90% dos integrantes dos grupos de risco de todos os estados e municípios. Um novo balanço deve ser divulgado pela Coordenadoria de Vigilância Epidemiológica (CVE) da capital nesta sexta-feira, mas a estimativa, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, é de que 70% do público-alvo tenha sido imunizado na cidade.

Segundo o último Boletim, divulgado no dia 19 de maio, pouco mais de 104 mil pessoas haviam sido imunizadas em Campo Grande, sendo que 93 mil ainda precisavam tomar as doses. A população do grupo de risco corresponde a 197.737 pessoas. Ainda de acordo com o comunicado do Ministério da Saúde, cada município definirá a data de encerramento da vacinação, dentro do calendário estipulado para o país.

 

Grupos de risco
Devem ser vacinados idosos, grávidas ou mulheres com 45 dias após o parto, crianças de seis meses a cinco anos, pessoas com morbidades (necessário apresentação da prescrição médica), povos indígenas, integrantes do sistema prisional e professores do ensino regular.

Para serem imunizados, todos devem apresentar o Cartão Nacional de Saúde e/ou número prontuário da rede de saúde de Campo Grande (Hygia), documento pessoal de identificação e a caderneta de vacinação (caso tenha).

Além dos documentos exigidos para todos, integrantes de cada grupo de risco devem apresentar documentos diferentes que comprovam a necessidade em tomar a dose. No caso dos profissionais de saúde, devem apresentar a carteira do conselho ou holerite. Já as gestantes quem deu a luz recentemente deve estar munida do cartão da gestante, laudo médico ou exames com identificação. Os indígenas precisam apresentar o cadastro na SESAI.

Já os professores devem apresentar um holerite e os documentos obrigatórios para todos do grupo de risco. Os portadores de doenças crônicas precisam apresentar e deixar nas unidades de vacinação, cópia do laudo indicando a doença ou uma receita, ambos com carimbo e assinatura do médico.

A dose está disponível em todas as unidades básicas de saúde (UBS) e de saúde da família (UBSF) das 7h30 às 11h e das 13h às 17h e as equipes de vacinação podem distribuir senhas para organizar o fluxo.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS