Terça-feira, 16 de Abril de 2024


Saúde Sexta-feira, 26 de Julho de 2019, 18:54 - A | A

Sexta-feira, 26 de Julho de 2019, 18h:54 - A | A

Ação de Saúde

Moradores do Dom Antônio Barbosa recebem Ação de Saúde da Prefeitura

Programa IST/AIDS realiza testagem rápida de hepatite B e C e aconselhamento à população da região.

Flavia Andrade
Capital News

Divulgação/PMCG

Moradores do Dom Antônio Barbosa recebem Ação de Saúde da Prefeitura

Programa IST/AIDS realiza testagem rápida de hepatite B e C e aconselhamento à população da região.

 

Neste sábado (27), o Programa IST/AIDS (Infecções sexualmente transmissíveis) promovido pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), leva ação social a região do Dom Antônio Barbosa, onde serão realizadas testagem rápida para diagnóstico de hepatite B e C e aconselhamento à população, além de exames para sífilis e HIV. O evento acontece das 7h às 17h e marca o Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais que é lembrado neste domingo (28). 

 

Também será oferecida a vacina contra tétano e Hepatite B, às pessoas que realizarem o exame de diagnóstico da doença e o resultado for negativo. Para organizar o fluxo, podem ser distribuídas senhas e disponibilizados 250 kits de exames. O resultado fica pronto em 15 minutos.

 

As 68 unidades básicas de saúde (UBS/UBSF) intensificaram as ações para testagem rápida em pacientes, uma vez que os exames estão disponíveis nestes locais e é a maneira precoce para o diagnóstico da doença e o início do tratamento.

 

O Programa IST vai apoiar na próxima terça-feira (30), a testagem rápida promovida pela Paróquia da Inclusão da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil em parceria com a Unidade Básica de Saúde Caiçara, a partir das 8h, na Rua dos Arquitetos, nº 70.

 

As hepatites são um grave problema de saúde pública no Brasil e no mundo. Elas causam a inflamação do fígado por meio de vírus, uso de alguns remédios, álcool e outras drogas, além de doenças autoimunes, metabólicas e genéticas. São doenças silenciosas que nem sempre apresentam sintomas, mas quando aparecem podem ser cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.

 

Serviço

Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais – IST/AIDS – Sesau

Aterro – Dom Antonio Barbosa

27 de julho – sábado

Das 7h às 17h

 

Comente esta notícia


Colunistas LEIA MAIS