Quinta-feira, 25 de Abril de 2024


Saúde Sexta-feira, 28 de Junho de 2019, 15:46 - A | A

Sexta-feira, 28 de Junho de 2019, 15h:46 - A | A

Lançamento

Municípios aderem a PlanificaSUS para da saúde

Lançamento aconteceu na última quinta-feira (27) na Governadoria

Elaine Silva
Capital News

Ricardo Minella

Municípios aderem a PlanificaSUS para da saúde

Participaram da reunião representantes de 12 municípios

O lançamento do PlanificaSUS teve a presença de prefeitos, secretários municipais e representantes de doze municípios das regiões do Pantanal e Sudoeste. O objetivo do programa é de reorganizar o atendimento à saúde em Mato Grosso do Sul, um trabalho em parceria com o Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Saúde (Conass) e o Hospital Israelita Albert Einstein (HIAE).

 

O evento aconteceu na última quinta-feira (27). Representando o governador Reinaldo Azambuja (PSDB) o secretário de Estado de Saúde Geraldo Resende relatou que a realização do lançamento na Governadoria “simboliza o firme compromisso do governador com a proposta de oferecer uma saúde de qualidade mais próxima dos cidadãos”. 

 

Participaram do lançamento com a assinatura dos termos de adesão os prefeitos e secretários municipais de Saúde das microrregiões de Aquidauana e de Jardim. Conforme a assessoria  além dos dois municípios também participam Anastácio, Bodoquena, Dois Irmãos do Buriti, Miranda e Nioaque; e da segunda as cidades de Jardim, Bela Vista, Bonito, Caracol, Guia Lopes da Laguna e Porto Murtinho.

 

Regionalização

 

Segundo o secretário, a chamada Atenção Primária à Saúde tem sido uma grande preocupação dos gestores estaduais de todo o país, uma vez que é de responsabilidade dos Estados fortalecer esse nível de atenção, assessorando os municípios na organização e na educação permanente de suas equipes. A estratégia de regionalização conta com o apoio do Ministério da Saúde e do Conass, que vem desenvolvendo, desde 2007, a Planificação da Atenção Primária à Saúde (PAPS).

 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS